Ressocialização Mais de quatro mil detentos devem ser capacitados neste ano

    Segundo a SAP, a procura por cursos e vagas de empregos é grande entre os internos (Foto: Reprodução/           Diário do Nordeste)

Em 25/08/2019 às 09:01

"Quero ter essa profissão quando eu sair daqui", conta o detento Genésio Chaves, sobre a atividade com linhas, agulhas e tecidos. Espera dar orgulho à mãe, que é costureira. Ele é um dos presos do Centro de Execução Penal e Integração Social (Cepis) Vasco Damasceno Weyne, em Itaitinga, matriculados na turma de corte e costura do Sistema Penitenciário. O desejo dele, como de tantos outros, é ter uma oportunidade de emprego no futuro, ao fim da pena. A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) estima que, até o fim de 2019, mais de quatro mil presos sejam capacitadas para o mercado de trabalho.

O projeto de ressocialização é uma parceria entre a SAP e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Foram disponibilizadas quatro mil vagas de cursos profissionalizantes para os internos dos 14 presídios cearenses. "Começamos a capacitá-los, então isso gerou uma dinâmica. Uma ação positiva sempre vai gerar mais ações positivas", ressalta Mauro Albuquerque, titular da SAP.

Após ser preso, Genésio Chaves não imaginava como seria sua vida. Sem expectativas para os dias de liberdade, o homem conta ter sido surpreendido com a possibilidade de realizar um curso de capacitação. "Antes, eu não tinha noção do que iria fazer lá fora. Hoje, eu tô com uma certeza de que, quando eu sair, eu vou seguir essa profissão de corte e costura".

Além do curso de corte e costura, os detentos podem optar por se profissionalizar na área da construção civil, elétrica e outras. É a terceira vez que o professor e eletricista Francisco Monteiro ensina em presídios. Para ele, é gratificante notar que mais internos estão buscando se capacitar e, assim, mudar de vida. "Para nós, que somos professores, não tem nada melhor do que o conhecimento sendo adquirido. Vale a pena trabalhar com eles. Estamos educando as pessoas para uma nova vida", diz

Presídios

Após oito meses da implementação do projeto de ressocialização, o secretário Mauro Albuquerque entende como positiva a nova dinâmica do Sistema Penitenciário. Depois da conclusão do curso de capacitação, os presos realizam trabalhos diários dentro do próprio presídio. No Cepis, são 70 internos realizando serviços de construção civil e 800 se profissionalizando.

"Temos uma boa porcentagem de presos trabalhando e estudando. Além de melhorar o padrão, quebrando aquele clima de cadeia e dando total oportunidade para quando ele sair não voltar mais", explica o secretário.

O sistema penitenciário cearense conta com 24.500 detentos em regime fechado. O plano, conforme Mauro Albuquerque, é que duplique o número de presos capacitados. "A orientação do governador é que, daqui a três anos, todo preso que entrar no Sistema Penitenciário saia com uma profissão", afirma.

O diretor do Cepis, Paulo José Rodrigues, ressalta a mudança do presídio após os cursos de capacitação. "O impacto básico é a ordem, a disciplina e a segurança que está sendo desenvolvida. Ela vai em paralelo com o desenvolvimento da pessoa humana. Estamos em um novo paradigma, uma nova realidade".

Diário do Nordeste


Share:

Nenhum comentário:

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog