Projeto Vidas Preservadas caminha bem em Assaré. ~ Quixabeira do Assaré

Projeto Vidas Preservadas caminha bem em Assaré.

Projeto Vidas Preservadas caminha bem em Assaré.

    Foto:internet


O projeto foi iniciado em Assaré no dia 22 de março, quando aconteceu o Seminário de Abertura do “Vidas Preservadas – 2019”. O programa é uma  iniciativa do Ministério Público do Estado do Ceará, que tem como objetivo geral promover, em parceria com grupos de órgãos públicos e de organizações não governamentais métodos para preservar a segurança psicológica das pessoas que tendem a dá um basta na própria vida.
   Como se sabe o suicídio é um problema de saúde pública, portanto o Município de Assaré, tendo em vista sua demanda referente ao tema e compreendendo que as intervenções exigem providencias acautelatórias, que envolvem ações conjuntas entre as políticas de Saúde, Educação, Assistência, Esportes, Cultura, segurança e órgãos não governamentais se comprometeu no desenvolvimento de ações que promovam a conscientização e sensibilização da sociedade em geral.
No dia 22 de abril começaram as reuniões intersetoriais com os psicólogos do município (SAÚDE, EDUCAÇÃO E ASSISTENCIA SOCIAL) para repassar todas as informações sobre o “impulso de vida” (uma etapa do “Vidas Preservadas”)  e juntos traçaram estratégias para formação e aplicação nos grupos.
Foram realizadas visitas institucionais nas escolas para levantamento da demanda, de acordo com o olhar de cada profissional inserido no contexto escolar, diante dessa demanda formaram-se grupos terapêuticos para construir habilidade de prevenção e solução de problemas. O psicólogo do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica – NASF, já iniciou um grupo no distrito de Genezaré, os demais grupos retornaram com a início das aulas.
Em 27 e 28 de Junho os psicólogos do CAPS E NASF, participaram do curso de planejamento estratégico do “vidas preservadas nos municípios” para implementação de ações articuladas de prevenção ao suicídio. O curso foi ministrado pelo Dr. Hugo Mendonça – Promotor de Justiça.
Em 12 DE Julho foi realizada uma reunião interssetorial com os órgãos governamentais, para confeccionar documento de identificação da situação do município sobre a temática (mapeamento da rede) e a formação da comissão de Grupo de trabalho intersetorial para efetivação do plano. O mais recente encontro ocorreu no 2 de Agosto. Nesta reunião intersetorial realizou-se a auto-avaliação da rede. As instituições apresentaram propostas e prováveis soluções.
A verdade é que o Assaré, há muito tempo, vem se preocupando com esse tipo de problema. Há 11 anos que a ativista social Vandinha Almeida criou o CAPS no Assaré. Ela sempre dá o testemunho das dificuldades que enfrentou nos primeiros anos, porque não vinham recursos e tudo saia dos cofres da Prefeitura. A sua coragem, o que deve ser dito e reconhecido, não deixou o CAPS se desmoronar. Dois anos depois, é que a prefeitura conseguiu recursos extras para ajudar a manter este serviço de inclusão no Município, que já resgatou tantas pessoas pela cura dos problemas psicológicos e hoje estão ativas na sociedade. Quem se interessar em conhecer o trabalho sério e humanitário do CAPS passe pela Rua Tenente Moacir Freire e verá o número de pacientes que são atendidos diariamente, inclusive dos municípios vizinhos.
Um lembrete: os distúrbios psicológicos que levam as pessoas ao suicídio vêm sendo tratados pelos CAPS desde a sua criação. “A Campanha Vidas Preservadas vem, com certeza, fortalecer uma ação que já vem sendo assumida pelo CAPS. O importante é que agora envolve outros agentes neste trabalho, para fazer com que as pessoas em risco, passem a sentir a alegria de viver”, disse Vandinha.
Os psicólogos que estão à frente do  “Vidas preservadas” são funcionários lotados desta forma: Daniele Carlos – CAPS e Áureo Gomes no NASF. Profissionais de larga experiência na área.  



Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RC CAFETERIA

RC CAFETERIA

RC FLORES

RC FLORES

RC ÓTICA

RC ÓTICA

Caninana - Então Leva Eu (Clipe Oficial)

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Escreva-se no nosso Site

Curta nossa Página do Facebook

As Mais Lidas do Site

Total de visualizações do Site

Ouça no Rádios Net