Assaré realiza Caminhada “Por uma Infância sem Racismo”


Esta caminhada marca o interesse da Secretaria Municipal de Educação assareense em extinguir o preconceito racial, a partir das escolas públicas. O projeto, que teve à frente a professora Galega Rodrigues, reuniu os seguintes parceiros, além da educação: Escola Estadual de Educação Profissional Nedina Onofre, Pastoral da Criança, Núcleo de Cidadania de Adolescente – NUCA, CRAS, CREAS, CAPS, NASF, Centro Social Maria de Jesus Oliveira e todas as demais secretarias da Gestão.
O evento foi levado a efeito por uma grande caminhada envolvendo alunos das escolas públicas, a vice – prefeita professora Maria É, a Secretária de Educação Eldevanha de Souza, a Coordenadora de Políticas Públicas e do Selo UNICEF Vandinha Almeida, o articulador do Selo UNICEF no Município professor Aguinaldo Cândido, a Secretária de Saúde Roberta Norões, o Secretário de Infraestrutura Dr. Anísio Mota, o Secretário de Cultura Vává Gois, o Secretário da Agricultura Iésio Cavalcante, a Procuradora do Município Jéssica Leite, funcionários e populares.
A coordenadora do projeto “Por uma Infância sem Racismo” professora Galega Rodrigues, ao se pronunciar sobre a campanha, disse:
Olá minha gente. Estamos na praça com mais uma campanha para estimular as pessoas a viverem bem. A campanha que estamos fazendo nesta manhã, através da Secretaria de Educação e todas as demais pastas da gestão que entram como parceiras, não está relacionada a alimentação do corpo, mas da alma. Para se viver bem na comunidade é necessário um corpo são e a alma mais ainda. E como se alimenta a alma? Ora, isso é muito fácil. Basta usar a razão. E o que é a razão? É a maneira de conhecer o Mundo através do respeito aos outros, ser amigo, ser solidário, ser generoso e identificar em cada pessoa que está ao seu redor, a figura de um irmão. A felicidade mora conosco, desde que se respeite e entenda o modo de vida do outro.
E uma das maiores agressões que se verifica na humanidade, no povo brasileiro é o chamado racismo. O racismo é não querer aceitar a cor da pele morena, principalmente, dos descendentes afros que estão incorporados à nossa nação desde o século XVI quando se adotou a escravidão negra no Brasil Colonial.
Houve a libertação dos escravos. Os negros ao invés de serem acolhidos, foram perseguidos e ainda hoje, o País tem uma grande dívida com esta raça. O negro já sofreu demais. Pagou com seu sangue o suor que derramou para fazer do Brasil um grande País. Ele esteve presente em tudo: na lavoura, na mineração, na exploração extrativista e nas guerras em defesa do solo pátrio. O negro só não esteve presente nas festas pomposas, nas alegrias dos brancos. Enquanto o branco se divertia, o negro amargava a prisão e solidão das senzalas.
Chegou o momento de dá um basta em tudo isso. É vergonhoso saber que no século 21 o negro ainda seja vítima da terra que ele nasceu e se criou. Se não existem mais os castigos físicos, mas existem os castigos psicológicos pela segregação. Mesmo sabendo que hoje somos um País miscigenado, a maioria de nossa gente ainda coloca a cor como sentença infernal.
Então, minha gente, vamos refletir pela razão. Respondam com sinceridade: que tipo de mal ou ofensa faz uma pessoa por ser afrodescendente ou ter o sangue indígena ou qualquer outra cor? O que justifica alguém ser humilhado por conta da cor?
O que identifica uma pessoa é o caráter. O seu estilo de viver com dignidade, cumprindo com as obrigações para gozar de direitos. A cor não quer dizer nada. O preconceito de cor faz parte de uma infeliz cultura do povo brasileiro. Transforme o ódio do preconceito em fazer o bem às crianças. Vivemos em uma sociedade cheia de males que atingem diretamente ao jovem. Somos responsáveis pela construção do futuro. Então vamos preparar as crianças de hoje, para que tenhamos um Brasil solidário, de progresso e paz”.
Na Praça do Mercado, ponto culminante da programação do projeto Assaré “Por uma Infância sem Racismo” e Por um Futuro Sem Preconceitos, com as seguintes apresentações:
-Dança Roda Africana com os alunos da Escola Maria Isabel, coordenado pelo professor Tiago Teles.
-Contação de História: “A Galinha Preta” contada pela diretora do CEI João Vicente- Professora Jeane Cezário e a professora da Creche José Daniel- Cristiane Plácido
-Peça Teatral: “Menina Bonita do Laço de Fita” com os alunos da Escola Maria Isabel e coordenado pela professora Valdelice Rogério.
-Grupo de Capoeira: “Ananias na Ginga do Saber” apresentado pelos alunos e da Esc. Ananias de Melo e coordenado pelo Mestre Mauricio Moreira.
 – Declamação da poesia “Nêgo não Nego”, pelo aluno Renato do NUCA.
O evento foi concluído com a fala da Coordenadora das Políticas Sociais do Município, ativista Vandinha Almeida.














Share:

Nenhum comentário:

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog