Assaré e Sumaré: unidos na 9ª Festa dos assareenses e amigos em São Paulo. ~ Quixabeira do Assaré

Assaré e Sumaré: unidos na 9ª Festa dos assareenses e amigos em São Paulo.

Assaré e Sumaré: unidos na 9ª Festa dos assareenses e amigos em São Paulo.


Foto: tv quixabeira do Assare


O município de Sumaré está em São Paulo e o de Assaré, no Ceará. O que os dois têm em comum? Poderiam, a princípio, nada terem, levando-se em conta as questões climáticas e costumes. Mas têm e muito. A história pode ser contada assim. O Assaré precisava encontrar um lugar onde pudesse empregar alguns dos seus moradores, que necessitavam de trabalho. Por sua vez, Sumaré precisava de mão de obra para erguer o seu desenvolvimento. E assim, diante das carências de ambos, o encontro foi mais do que agradável: um ofereceu mão de obra e o outro, postos de trabalho.
No entanto, a história não termina por ai. Assareenses e Sumareenses construíram a partir desta relação de trabalho, uma empatia saudável, que se somam em grande família.
Sumaré foi de uma dignidade infinda, ao acolher carinhosamente os nordestinos, não somente do Assaré, mas da região como um todo.
Foi em uma destas levas de migrantes que a jovem Efigênia Matias bateu às portas de Sumaré. E pela acolhida sentiu-se em casa. Fez amizades e em pouco tempo, pisava firme na nova terra, como nas campinas e serranias da sua terra natal. Diante deste clima de identidade, ela elegeu anualmente, um dia do ano, para celebrar e fortalecer este vínculo de amor entre as duas cidades.
Há 9 anos realiza um evento que mistura costumes, cores, vozes e classes sociais para o exercício dos mesmos sentimentos. Para este ano de 2019, Efigênia, achando que já estava na hora, criará uma comenda para reconhecer o valor humano daqueles que constroem esta relação de grandeza humanitária entre os dois povos.  
Recentemente, Efigênia Matias, conhecida na sua terra como “Embaixadora do Cariri Oeste em São Paulo”, veio ao Assaré divulgar o seu projeto relacionado a Comenda e a festa dos “Assareenses e Amigos” que será realizada este ano, no dia 10 de novembro, encontrando total apoio à sua iniciativa, inclusive do prefeito Evanderto Almeida.
Durante a sua pequena temporada em Assaré, Efigênia ainda teve tempo de participar dos festejos de aniversário do Município, sendo convidada a acompanhar o desfile de vaqueiros e das festas populares.E a TV QUIXABEIRA DO ASSARE estará presente fazendo a cobertura do evento.


                                     Fotos:Jeane Neres / Jesus Leite
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ótica San Vallentim

Ótica San Vallentim

Ótica San Vallentim
Mes de outubro com 50% na armação

RC CAFETERIA

RC CAFETERIA

RC FLORES

RC FLORES

RC ÓTICA

RC ÓTICA

Caninana - Então Leva Eu (Clipe Oficial)

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Escreva-se no nosso Site

Curta nossa Página do Facebook

As Mais Lidas do Site

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net