Distrito de Amaro comemora centenário da Padroeira.

Distrito de Amaro comemora centenário da Padroeira.


Este ano, os festejos alusivos a Padroeira do distrito de Amaro, aqui em Assaré, ganham mais um ingrediente: é que este ano faz 100 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro naquela comunidade.
Assaré 1919. Respondia pela Paróquia de Nossa Senhora das Dores o padre Emílio Leite Álvares Cabral, sacerdote virtuoso e homem de formação intelectual incontestável. Pois bem. Naquele ano a Europa se recompunha dos estragos deixados pela 1ª Guerra Mundial, voltando a produzir e exportar os seus produtos para outros países e continentes. Em um dos navios zarpados do  porto de Civitavecchia,próximo a Roma, saiu um carrego para o Brasil. E nesta carga, entre os artigos sacros, encontravam-se as imagens de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e Nossa Senhora das Angústias. As duas peças foram encomendadas pelo Padre Emílio Cabral, atendendo aos devotos dos povoados de Amaro e Tarrafas, respectivamente, que conseguiram os recursos através de doações e leilões.  
De Fortaleza, os vultos encaixotados foram despachados para Iguatu, final da linha do trem da Estrada de Ferro de Baturité. O padre Emílio comunicava-se com os importadores e ele, pó sua vez, passava as informações aos fiéis, que esperavam ansiosamente pela chegada das encomendas. De Iguatu para o destino final, (Amaro e Tarrafas), o transporte fora feito em lombo de burro, sob a coordenação de um tropeiro experiente, para garantir a segurança das peças, contratado para este fim.
As imagens chegaram ainda no mês de junho, mas foram intronizadas durante os festejos: Amaro em julho e Tarrafas em Agosto.
Como no mesmo ano da chegada da imagem da Santa ocorreu a festa, as datas ficaram assim definidas para este ano: 101ª festa e Centenário da chegada do vulto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do distrito de Amaro.
A festa está em andamento, com novenas e celebrações todas as noites. A programação foi iniciada sexta-feira, 5, com o pau da bandeira. No dia seguinte, registrou-se pelo 14º ano a cavalgada e missa do vaqueiro, um evento que marca os festejos, criado pelo Padre Vileci Vidal, quando esteve à frente da Paróquia e coordenado pelos criadores. Este ato em forma de romaria e evangelização vem crescendo a cada ano, atraindo vaqueiros e devotos de várias localidades dentro e fora do Município.
O ponto alto dos festejos será no próximo dia 14, dia da Padroeira, quando será celebrada a Missa Solene, às 16 horas. Em seguida a procissão com a imagem pelas principais ruas do distrito.




Missa do Vaqueiro.
A missa do vaqueiro em Amaro foi concelebrada pelos padres Vileci Vidal, Nergino e Paulo Costa.

Churrasco.
O vereador Branco ofereceu um churrasco na sua residência no dia do vaqueiro, que contou com as presenças de populares, do prefeito Evanderto Almeida, da vice-prefeita Maria É Braga, do presidente da Câmara vereador Anísio David, dos vereadores Itamar Pio e Lanlan e dos  Secretários Popô Almeida(chefe de gabinete) e Eldevanha de Souza(Educação).





Na Chácara do coordenador da cavalgada, João Batista Brito, também teve um grande churrasco oferecido aos vaqueiros que participaram da cavalgada prestigiado igualmente pelas autoridades assareenses, que no local estiveram após o compromisso na residência do vereador Branco.





Share:

Nenhum comentário:

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

EMPODERAMENTE FEMININA

EMPODERAMENTE FEMININA
RODA DE CONVERSA EM ALUSÃO AO MÊS DA MULHER

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog