Distrito de Amaro comemora centenário da Padroeira. ~ Quixabeira do Assaré

Distrito de Amaro comemora centenário da Padroeira.

Distrito de Amaro comemora centenário da Padroeira.


Este ano, os festejos alusivos a Padroeira do distrito de Amaro, aqui em Assaré, ganham mais um ingrediente: é que este ano faz 100 anos da chegada da imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro naquela comunidade.
Assaré 1919. Respondia pela Paróquia de Nossa Senhora das Dores o padre Emílio Leite Álvares Cabral, sacerdote virtuoso e homem de formação intelectual incontestável. Pois bem. Naquele ano a Europa se recompunha dos estragos deixados pela 1ª Guerra Mundial, voltando a produzir e exportar os seus produtos para outros países e continentes. Em um dos navios zarpados do  porto de Civitavecchia,próximo a Roma, saiu um carrego para o Brasil. E nesta carga, entre os artigos sacros, encontravam-se as imagens de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro e Nossa Senhora das Angústias. As duas peças foram encomendadas pelo Padre Emílio Cabral, atendendo aos devotos dos povoados de Amaro e Tarrafas, respectivamente, que conseguiram os recursos através de doações e leilões.  
De Fortaleza, os vultos encaixotados foram despachados para Iguatu, final da linha do trem da Estrada de Ferro de Baturité. O padre Emílio comunicava-se com os importadores e ele, pó sua vez, passava as informações aos fiéis, que esperavam ansiosamente pela chegada das encomendas. De Iguatu para o destino final, (Amaro e Tarrafas), o transporte fora feito em lombo de burro, sob a coordenação de um tropeiro experiente, para garantir a segurança das peças, contratado para este fim.
As imagens chegaram ainda no mês de junho, mas foram intronizadas durante os festejos: Amaro em julho e Tarrafas em Agosto.
Como no mesmo ano da chegada da imagem da Santa ocorreu a festa, as datas ficaram assim definidas para este ano: 101ª festa e Centenário da chegada do vulto de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro do distrito de Amaro.
A festa está em andamento, com novenas e celebrações todas as noites. A programação foi iniciada sexta-feira, 5, com o pau da bandeira. No dia seguinte, registrou-se pelo 14º ano a cavalgada e missa do vaqueiro, um evento que marca os festejos, criado pelo Padre Vileci Vidal, quando esteve à frente da Paróquia e coordenado pelos criadores. Este ato em forma de romaria e evangelização vem crescendo a cada ano, atraindo vaqueiros e devotos de várias localidades dentro e fora do Município.
O ponto alto dos festejos será no próximo dia 14, dia da Padroeira, quando será celebrada a Missa Solene, às 16 horas. Em seguida a procissão com a imagem pelas principais ruas do distrito.




Missa do Vaqueiro.
A missa do vaqueiro em Amaro foi concelebrada pelos padres Vileci Vidal, Nergino e Paulo Costa.

Churrasco.
O vereador Branco ofereceu um churrasco na sua residência no dia do vaqueiro, que contou com as presenças de populares, do prefeito Evanderto Almeida, da vice-prefeita Maria É Braga, do presidente da Câmara vereador Anísio David, dos vereadores Itamar Pio e Lanlan e dos  Secretários Popô Almeida(chefe de gabinete) e Eldevanha de Souza(Educação).





Na Chácara do coordenador da cavalgada, João Batista Brito, também teve um grande churrasco oferecido aos vaqueiros que participaram da cavalgada prestigiado igualmente pelas autoridades assareenses, que no local estiveram após o compromisso na residência do vereador Branco.





Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ART CÓPIAS

ART CÓPIAS

PARCEIROS

PARCEIROS

Caninana - Então Leva Eu (Clipe Oficial)

RC FLORES

RC FLORES

RC ÓTICA

RC ÓTICA

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Escreva-se no nosso Site

Curta nossa Página do Facebook

As Mais Lidas do Site

Total de visualizações do Site

Ouça no Rádios Net