Assaré Junino 2019 "Cante lá, que eu canto cá"

3ª Edição do Assaré Junino Cante Lá Que Eu Canto Cá, cultura e tradição, dando vida ao São João.

Ao chegar a 3ª edição o Projeto “Assaré Junino, Cante Lá Que Eu Canto Cá”, conseguiu atingir definitivamente os seus objetivos. O São João produzido pela Gestão Evanderto Almeida, através da Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação era, valorizar e colorir com muito amor e alegria ainda mais as festas juninas, visto que os festejos do mês de junho habitam a alma do povo e jamais poderão ficar adormecidas.


Com este Projeto, as almas que estavam presas e sedadas, foram despertadas pelos acordes da sanfona, os roncos dos foles de 8 a 120 baixos, o tingue lingue do triângulo, a pancada da zabumba e o grito de saudação festiva: “Viva São João”.


Preservar a cultura popular é necessário, porque ela representa a verdadeira identidade de um povo. Com esta verdade na cabeça, Evanderto Almeida, colocou nas mãos do secretário Vavá Gois e sua equipe a incumbência de montar um projeto de quadrilhas juninas, sem competitividade, envolvendo todas as escolas da rede pública e particulares, tanto da cidade como das comunidades rurais.


A parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação abre a viabilidade do Projeto, que desde a 1ª edição está a cargo do Núcleo de Cultura Popular da Secretaria de Cultura, que tem a missão de agir junto às escolas, apoiando os núcleos gestores. A última etapa da construção do projeto, que garante o seu sucesso é o envolvimento dos alunos, que formam o corpo de brincantes das quadrilhas.
A aceitação ao regimento do certame, que recomenda os passos tradicionais, motiva o sentido puro desta cultura. As músicas referenciadas são todas voltadas para as tradições juninas, de autoria de compositores e cantores imortais como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Marinês, Jacson do Pandeiro, dos artistas locais e muitos outros nomes populares da tradição do São João nordestino.


A Secretaria de Cultura, por sua vez, garante as estruturas para que cada escola faça o seu arraiá o mais original possível. Neste formato está o trio de forró – (sanfoneiro, zabumbeiro e triangleiro), estrutura de som, divulgação e fogos de artifícios.


Enquanto a Secretaria de Educação, a grande parceira, entrou com os brincantes (alunos) e os transportes.


E como diz Evanderto: “Vivemos na terra da cultura popular. A poesia é a nossa marca maior. Então, que governante seria eu desprezando o que de mais sagrado existe no povo, que é sua cultura? Tenho certeza que se Patativa estivesse vivo, nos apoiaria. Ele amava todas as manifestações populares, principalmente o São João”, concluiu o prefeito.


O Festival junino “Assaré Junino, Cante Lá Que Eu Canto Cá”, permanece no mesmo formato: As quadrilhas se apresentaram primeiro nas suas comunidades e os festivais infantis e juvenis ocorreram na Quadra da Escola Batistina Braga, nos dias 26 e 27 de junho, recebendo um púbico recorde. Este ano o Festival recebeu como convidadas as quadrilhas juninas Arraiá do João, do bairro Moêda; Arraía do Banguê, do bairro José Brandão aqui em Assaré; e Arraiá dos Bastiões, do Município de Tarrafas e Xamego Bom, de Antonina do Norte.
Saiba como foi desenvolvida a programação do Projeto "Assaré Junino Cante Lá que Eu Canto Cá", durante os 20 dias


PROGRAMAÇÃO:


O 3º Projeto “Assaré Junino Canta Lá Que Eu Canto Cá”, com as chancelas da Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer em parceria com a Secretaria de Educação da Gestão Assaré de Todos, produziu um ótimo resultado, ultrapassando os anos anteriores, o que faz notar claramente, a desenvoltura que ganhou o evento. “Podemos dizer que cresceu em tudo. Mais alunos aderindo e mais animação dos brincantes. No início, sempre existe a inibição. Mas, este ano, todos fizeram bonito, dançando desembaraçadamente, se envolveram da cabeça ao pé. Observa Vavá Gois sobre o São João deste ano.


Como de fato. Até as crianças fizeram bonito, como diz Vavá. Por outro lado, o São João nas escolas motivou o resgate junino nas comunidades com o público adulto. Nos sítios, vilas, povoados foram observados grupos ensaiando quadrilhas. Este pessoal se apresentou no local em que reside, fazendo a sua própria alegria na comunidade. Por força do Projeto, viu-se a volta das mesas comunitárias na noite de São João, onde cada um leva um prato para compartilhar. Como ainda, a volta das brincadeiras e orações populares em volta da fogueira.


Não seria nenhum exagero afirmar que o Projeto “Assaré Junino Canta Lá Que Eu Canto Cá” colocou mais lenha na fogueira, atiçou as brasas para que o sertão voltasse a exibir exuberante claridade nas noites de São João.


Dia 27 de junho – Festival Juvenil do projeto Assaré Junino Cante Lá Que Eu Canto Cá.





Apresentação do Arraiá da Escola Criança Feliz










Apresentação da Comunidade do Banguê - Assaré









Apresentação do Arraiá do Sertão da Escola Antonio da Silva Leal e Comunidade de Aratama.













               Apresentação da Quadrilha da Escola Batistina Braga - SEDE.













Apresentação da Quadrilha da Escola Antonio Ângelo e Patativa do Assaré -
Serra de Santana.













Apresentação do Arraiá dos Bastiões - Tarrafas (convidada)




















Apresentação do Chamego Bom de Antonina do Norte (convidada)

















Dia 26 de junho – Festival Infantil do projeto Assaré Junino Cante Lá Que Eu Canto Cá.

















  


Apresentação da Quadrilha da Escola José Daniel








Apresentação da Quadrilha da Escola Prefeito Raul Onofre












      Apresentação da Quadrilha da Escola Ananias Ferreira de Melo _ Moêda



















Apresentação da Quadrilha da Escola Maria Isabel













Dia 10 de junho – Abertura oficial do Assaré Junino Cante Lá Que Eu Canto Cá.
SECULT ASSARÉ. (com todos os sanfoneiros do projeto)


















Dia 14 de junho – Pela manhã arraiá da Escola Criança Feliz. Animação: Sanfoneiro Raimundinho do Juá.












Dia 14 de junho – Tarde com o arraiá da Escola José Daniel. Animação: Sanfoneiro Accel e Valdeir cantor.













Dia 18 de junho – Tarde com o arraiá da Creche João Vicente. Animação: Sanfoneiro Adão Modesto.
















Dia 19 de junho – Manhã e Tarde com o arraiá da Escola Prefeito Raul Onofre. Animação: Forró Pé de Moleque.















Dia 19 de junho – Noite com o arraiá das Escolas Antonio Ângelo e Patativa do Assaré (Serra de Santana). Animação: Sanfoneiros Dé de Belo e Tadeu do Acordeon.



















Dia 23 de junho – Noite com o arraiá da Pastoral da Criança no pátio do Centro Social. Animação: Raimundinho do Juá.










Dia 24 de junho – Noite com o arraiá da Escola Ananias Ferreira e comunidade do Bairro Moêda. Animação: Sanfoneiro Zé Neto.










Dia 24 de junho – Noite com o arraiá da Escola Antonio Francelino (Cajazeiras dos Simeões). Animação: Som mecânico.











Dia 24 de junho – Noite com o arraiá da Escola Joaquim Neco ( Genezaré ). Animação: Sanfoneiro Toinho da Serrinha.













Dia 25 de junho – Noite com o evento duplo na Quadra da Escola Batistina com as apresentações das Escolas Maria Isabel e Batistina Braga. Animação: Sanfoneiro Normando do Acordeon.



































Dia 25 de junho – Tarde com o arraiá da Creche Padre Manoel Alves Feitosa (Creche do Alto). Animação: Sanfoneiro Damião do Acordeon.

















Dia 26 de junho – Noite com o arraiá da Escola Profissionalizante Nedina Onofre (EP). Animação: Sanfoneiro Toinho da Serrinha.














Dia 28 de junho – Noite com o Arraiá do Sertão e com a Creche de Aratama e a Escola Antonio da Siva Leal (Aratama). Animação: Som de paredão.

























Dia 30 de junho – Noite com o Arraiá da Escola Padre Orlando Tavares e comunidade de Varjota. Animação: Sanfoneiros Owaldinho e Eduardo do Acordeon.
















Dia 30 de junho – Noite com o Arraiá da Escola Serrinha dos Amâncios e comunidade local. Animação: Sanfoneiro Juvenal do Acordeon.











_______________________________________________________
Share:

Nenhum comentário:

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

EMPODERAMENTE FEMININA

EMPODERAMENTE FEMININA
RODA DE CONVERSA EM ALUSÃO AO MÊS DA MULHER

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog