Assaré Junino 2019 "Cante lá, que eu canto cá" ~ Quixabeira do Assaré

Assaré Junino 2019 "Cante lá, que eu canto cá"

3ª Edição do Assaré Junino Cante Lá Que Eu Canto Cá, cultura e tradição, dando vida ao São João.

Ao chegar a 3ª edição o Projeto “Assaré Junino, Cante Lá Que Eu Canto Cá”, conseguiu atingir definitivamente os seus objetivos. O São João produzido pela Gestão Evanderto Almeida, através da Secretaria de Cultura em parceria com a Secretaria de Educação era, valorizar e colorir com muito amor e alegria ainda mais as festas juninas, visto que os festejos do mês de junho habitam a alma do povo e jamais poderão ficar adormecidas.


Com este Projeto, as almas que estavam presas e sedadas, foram despertadas pelos acordes da sanfona, os roncos dos foles de 8 a 120 baixos, o tingue lingue do triângulo, a pancada da zabumba e o grito de saudação festiva: “Viva São João”.


Preservar a cultura popular é necessário, porque ela representa a verdadeira identidade de um povo. Com esta verdade na cabeça, Evanderto Almeida, colocou nas mãos do secretário Vavá Gois e sua equipe a incumbência de montar um projeto de quadrilhas juninas, sem competitividade, envolvendo todas as escolas da rede pública e particulares, tanto da cidade como das comunidades rurais.


A parceria entre a Secretaria de Cultura e a Secretaria de Educação abre a viabilidade do Projeto, que desde a 1ª edição está a cargo do Núcleo de Cultura Popular da Secretaria de Cultura, que tem a missão de agir junto às escolas, apoiando os núcleos gestores. A última etapa da construção do projeto, que garante o seu sucesso é o envolvimento dos alunos, que formam o corpo de brincantes das quadrilhas.
A aceitação ao regimento do certame, que recomenda os passos tradicionais, motiva o sentido puro desta cultura. As músicas referenciadas são todas voltadas para as tradições juninas, de autoria de compositores e cantores imortais como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Marinês, Jacson do Pandeiro, dos artistas locais e muitos outros nomes populares da tradição do São João nordestino.


A Secretaria de Cultura, por sua vez, garante as estruturas para que cada escola faça o seu arraiá o mais original possível. Neste formato está o trio de forró – (sanfoneiro, zabumbeiro e triangleiro), estrutura de som, divulgação e fogos de artifícios.


Enquanto a Secretaria de Educação, a grande parceira, entrou com os brincantes (alunos) e os transportes.


E como diz Evanderto: “Vivemos na terra da cultura popular. A poesia é a nossa marca maior. Então, que governante seria eu desprezando o que de mais sagrado existe no povo, que é sua cultura? Tenho certeza que se Patativa estivesse vivo, nos apoiaria. Ele amava todas as manifestações populares, principalmente o São João”, concluiu o prefeito.


O Festival junino “Assaré Junino, Cante Lá Que Eu Canto Cá”, permanece no mesmo formato: As quadrilhas se apresentaram primeiro nas suas comunidades e os festivais infantis e juvenis ocorreram na Quadra da Escola Batistina Braga, nos dias 26 e 27 de junho, recebendo um púbico recorde. Este ano o Festival recebeu como convidadas as quadrilhas juninas Arraiá do João, do bairro Moêda; Arraía do Banguê, do bairro José Brandão aqui em Assaré; e Arraiá dos Bastiões, do Município de Tarrafas e Xamego Bom, de Antonina do Norte.
Saiba como foi desenvolvida a programação do Projeto "Assaré Junino Cante Lá que Eu Canto Cá", durante os 20 dias


PROGRAMAÇÃO:


O 3º Projeto “Assaré Junino Canta Lá Que Eu Canto Cá”, com as chancelas da Secretaria da Cultura, Turismo, Desporto e Lazer em parceria com a Secretaria de Educação da Gestão Assaré de Todos, produziu um ótimo resultado, ultrapassando os anos anteriores, o que faz notar claramente, a desenvoltura que ganhou o evento. “Podemos dizer que cresceu em tudo. Mais alunos aderindo e mais animação dos brincantes. No início, sempre existe a inibição. Mas, este ano, todos fizeram bonito, dançando desembaraçadamente, se envolveram da cabeça ao pé. Observa Vavá Gois sobre o São João deste ano.


Como de fato. Até as crianças fizeram bonito, como diz Vavá. Por outro lado, o São João nas escolas motivou o resgate junino nas comunidades com o público adulto. Nos sítios, vilas, povoados foram observados grupos ensaiando quadrilhas. Este pessoal se apresentou no local em que reside, fazendo a sua própria alegria na comunidade. Por força do Projeto, viu-se a volta das mesas comunitárias na noite de São João, onde cada um leva um prato para compartilhar. Como ainda, a volta das brincadeiras e orações populares em volta da fogueira.


Não seria nenhum exagero afirmar que o Projeto “Assaré Junino Canta Lá Que Eu Canto Cá” colocou mais lenha na fogueira, atiçou as brasas para que o sertão voltasse a exibir exuberante claridade nas noites de São João.


Dia 27 de junho – Festival Juvenil do projeto Assaré Junino Cante Lá Que Eu Canto Cá.





Apresentação do Arraiá da Escola Criança Feliz










Apresentação da Comunidade do Banguê - Assaré









Apresentação do Arraiá do Sertão da Escola Antonio da Silva Leal e Comunidade de Aratama.













               Apresentação da Quadrilha da Escola Batistina Braga - SEDE.













Apresentação da Quadrilha da Escola Antonio Ângelo e Patativa do Assaré -
Serra de Santana.













Apresentação do Arraiá dos Bastiões - Tarrafas (convidada)




















Apresentação do Chamego Bom de Antonina do Norte (convidada)

















Dia 26 de junho – Festival Infantil do projeto Assaré Junino Cante Lá Que Eu Canto Cá.

















  


Apresentação da Quadrilha da Escola José Daniel








Apresentação da Quadrilha da Escola Prefeito Raul Onofre












      Apresentação da Quadrilha da Escola Ananias Ferreira de Melo _ Moêda



















Apresentação da Quadrilha da Escola Maria Isabel













Dia 10 de junho – Abertura oficial do Assaré Junino Cante Lá Que Eu Canto Cá.
SECULT ASSARÉ. (com todos os sanfoneiros do projeto)


















Dia 14 de junho – Pela manhã arraiá da Escola Criança Feliz. Animação: Sanfoneiro Raimundinho do Juá.












Dia 14 de junho – Tarde com o arraiá da Escola José Daniel. Animação: Sanfoneiro Accel e Valdeir cantor.













Dia 18 de junho – Tarde com o arraiá da Creche João Vicente. Animação: Sanfoneiro Adão Modesto.
















Dia 19 de junho – Manhã e Tarde com o arraiá da Escola Prefeito Raul Onofre. Animação: Forró Pé de Moleque.















Dia 19 de junho – Noite com o arraiá das Escolas Antonio Ângelo e Patativa do Assaré (Serra de Santana). Animação: Sanfoneiros Dé de Belo e Tadeu do Acordeon.



















Dia 23 de junho – Noite com o arraiá da Pastoral da Criança no pátio do Centro Social. Animação: Raimundinho do Juá.










Dia 24 de junho – Noite com o arraiá da Escola Ananias Ferreira e comunidade do Bairro Moêda. Animação: Sanfoneiro Zé Neto.










Dia 24 de junho – Noite com o arraiá da Escola Antonio Francelino (Cajazeiras dos Simeões). Animação: Som mecânico.











Dia 24 de junho – Noite com o arraiá da Escola Joaquim Neco ( Genezaré ). Animação: Sanfoneiro Toinho da Serrinha.













Dia 25 de junho – Noite com o evento duplo na Quadra da Escola Batistina com as apresentações das Escolas Maria Isabel e Batistina Braga. Animação: Sanfoneiro Normando do Acordeon.



































Dia 25 de junho – Tarde com o arraiá da Creche Padre Manoel Alves Feitosa (Creche do Alto). Animação: Sanfoneiro Damião do Acordeon.

















Dia 26 de junho – Noite com o arraiá da Escola Profissionalizante Nedina Onofre (EP). Animação: Sanfoneiro Toinho da Serrinha.














Dia 28 de junho – Noite com o Arraiá do Sertão e com a Creche de Aratama e a Escola Antonio da Siva Leal (Aratama). Animação: Som de paredão.

























Dia 30 de junho – Noite com o Arraiá da Escola Padre Orlando Tavares e comunidade de Varjota. Animação: Sanfoneiros Owaldinho e Eduardo do Acordeon.
















Dia 30 de junho – Noite com o Arraiá da Escola Serrinha dos Amâncios e comunidade local. Animação: Sanfoneiro Juvenal do Acordeon.











_______________________________________________________
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ótica San Vallentim

Ótica San Vallentim

Ótica San Vallentim
Mes de outubro com 50% na armação

RC CAFETERIA

RC CAFETERIA

RC FLORES

RC FLORES

RC ÓTICA

RC ÓTICA

Caninana - Então Leva Eu (Clipe Oficial)

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Escreva-se no nosso Site

Curta nossa Página do Facebook

As Mais Lidas do Site

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net