Uma semana depois, moradores percebem mais danos em prédio que desabou parcialmente na Maraponga

Segundo eles, as rachaduras aumentaram e o terreno cedeu mais; Prefeitura ajuizará ação para resolver a demolição da estrutura

    Rachaduras se intensificaram nos últimos dias.     Foto: Nilton Alves
No dia 1º de junho, moradores e vizinhos do edifício Benedito Cunha, no bairro Marapongapresenciaram o rompimento das colunas de sustentação do prédio, que desabou parcialmente logo em seguida. Neste sábado, uma semana após o desastre, quem mora próximo ao imóvel percebe que a estrutura está cada vez mais danificada e pode ruir a qualquer momento, comprometendo a segurança das edificações do entorno.
O microempresário Aluísio Almeida, morador da área que está acolhendo quatro condôminos do edifício em sua própria casa, nota que as rachaduras aumentaram. “Estamos vendo que ele está cedendo e queremos saber o que as autoridades vão fazer. Não há engenheiro que recupere um prédio desse. Ou demole logo, ou vai ser um efeito dominó. Depois que acontecer isso, é que vão fazer a demolição?”, questiona.
Diana Duarte, moradora da casa vizinha ao prédio, que também está interditada, teme que a chuva amoleça ainda mais a estrutura e que o desabamento possa destruir sua residência, onde a mãe dela, de 84 anos, criou sete filhos. “Agradecemos a quem aparece com doações, mas todo mundo quer sua casa. A gente quer nosso lar de volta, a vida normal que a gente tinhaantigamente”, emociona-se, lembrando que a idosa fica bastante preocupada
Todas as 16 famílias que moravam no local ficaram desalojadas. Outras 15 casas do entorno do edifício tiveram suas estruturas danificadas e também foram evacuadas. Conforme a Defesa Civil do Município, a Prefeitura de Fortaleza está elaborando uma ação que será ajuizada na próxima segunda-feira (10), contra o proprietário do edifício, para que ele resolva a questão da demolição do prédio. O órgão cobra a medida desde a última segunda-feira (3).
Além disso, a Polícia Civil do Ceará instaurou um inquérito policial para investigar o desabamento parcial do prédio. Até o momento, dez boletins de ocorrência foram registrados no 19º Distrito Policial, no bairro Conjunto Esperança. 
Próximas medidas
Gerônimo de Abreu, advogado que representa os proprietários do imóvel, informou que já foram feitos acordos com metade dos moradores dos apartamentos e das redondezas. Até a próxima quarta-feira (12), pretende-se firmar negociação com todos os impactados. Sobre a situação da estrutura do prédio, o advogado afirmou que está em contato com a Defesa Civil de Fortaleza e com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Ceará (Crea-CE) para discutir a melhor forma de realizar a demolição.
Após o desabamento parcial do prédio, moradores contabilizaram prejuízos com itens como carros, motos, móveis, vestuário e sapatos. Alguns condôminos foram acolhidos nas casas de parentes, mas outros contam com a solidariedade de amigos e colegas para ter onde dormir. 
Confira a cronologia dos acontecimentos:
21/05 - engenheiros civis realizam vistoria técnica no prédio
24/05 - Defesa Civil realiza vistoria técnica no edifício
26/05 - Defesa Civil retorna para nova inspeção e orienta moradores a procurarem um engenheiro
30/05 - laudo técnico é emitido pelos engenheiros civis e não constata risco estrutural iminente
1º/6 - prédio desaba parcialmente por volta das 17h
02/06 - cachorro e dois pássaros são resgatados pelo Corpo de Bombeiros
03/06 - Defesa Civil recomenda demolição; primeiro boletim de ocorrência é registrado no 19º DP; Crea-CE cria comissão para acompanhar o caso; proprietário diz que vai indenizar moradores
04/06 - sobe para 15 o número de casas interditadas no entorno; antes, eram 12
07/06 - Tribunal de Justiça do Ceará bloqueia os bens dos proprietários do imóvel
 

Share:

Nenhum comentário:

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog