Assaré sedia XIII Seminário Regional do Selo Município Verde ~ Quixabeira do Assaré

Assaré sedia XIII Seminário Regional do Selo Município Verde

Assaré sedia XIII Seminário Regional do Selo Município Verde


Foi realizado na manhã desta quarta-feira, 5, no Centro Social Maria de Jesus Oliveira no município de Assaré, o XIII Seminário Regional de Fortalecimento do Selo Município Verde, que tem a frente a Secretaria do Meio Ambiente- SEMA do Governo do Estado em parceria com as Secretarias Municipais de Agricultura da Região Cariri Oeste.

Representando os Municípios da Região, participaram  os Secretários de Agricultura de Campos Sales, Ezequiel Oliveira; Nova Olinda, Antonia Fernandes; Potengi, Nicodemos Rodrigues; Santana do Cariri, Vicente Paulo; Tarrafas, Alcioneide Alcântara. De Assaré participaram, a Coordenadora de Políticas Públicas e Sociais, Vandinha Almeida; os Secretários Anízio Mota (Obras e Infraestrutura) e Beny Pontes(Assistência Social). Além das Instituições de Ensino Público, através das escolas municipais  Batistina Braga e José Daniel; estaduais Moacir Mota e Profissional Nedina Onofre de Paiva. A URCA- Universidade Regional do Cariri que fora representada pelos alunos e professores. A EMATERCE de Assaré participou do evento, por ser a mesma        diretamente empenhada.
O Seminário  foi aberto com as palavras de boas vindas do Secretário Municipal de Agricultura Iézio Cavalcante anfitrião do evento,  que destacou
o programa de Certificação Ambiental Pública como sendo um reconhecimento de extrema importância pois identifica os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas e resultados comprovados na preservação ambiental.
Os trabalhos foram iniciados com a  Apresentação da Certificação do Selo Município Verde- 13ª Edição e debates dos participantes; na sequência, Oficina de Capacitação sobre o Formulário de Avaliação- período 2018/2019; Debates e Seleção do Município Sede 2021 que foram ministrados por Socorro Azevedo, Coordenadora do Programa no Estado do Ceará e Alice Guedes, Supervisora de Núcleo de Controle Ambiental do Comitê gestor da SRH. Na conclusão dos trabalhos, ficou definido que o município de Potengi sediará o próximo Seminário do Selo em 2021.
Para garantir o selo é preciso atender critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, proporcionando melhor qualidade de vida para as  presentes e futuras gerações. Os municípios são avaliados a cada dois anos, para isso é necessário documentos comprobatórios que sigam os cinco eixos temáticos: política municipal de meio ambiente, saneamento ambiental e saúde pública, recursos hídricos, agricultura sustentável e biodiversidade.
Após a avaliação documental os municípios recebem visita local de técnicos da SEMA e de representantes do Comitê Gestor para averiguação das informações, assim garantem a credibilidade e transparência de todo o processo de implantação, funcionamento e controle das atividades que atestam e conferem a certificação ambiental Selo Município Verde.




















Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RC CAFETERIA

RC CAFETERIA

RC FLORES

RC FLORES

RC ÓTICA

RC ÓTICA

Caninana - Então Leva Eu (Clipe Oficial)

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Escreva-se no nosso Site

Curta nossa Página do Facebook

As Mais Lidas do Site

Total de visualizações do Site

Ouça no Rádios Net