Incêndio em Notre-Dame: o que se sabe até agora

Milhões de pessoas em todo o planeta acompanharam horrorizadas a evolução das chamas, que arderam intensamente durante mais de 12 horas

O incêndio da catedral Notre-Dame durou mais de 12 horasFoto: Geoffroy Van Der Hasselt / AFP
incêndio que arrasou parte da catedral de Notre-Dame de Paris foi apagado nesta terça-feira (16), mas ainda persistem dúvidas sobre a resistência da estrutura que sobrou.
Milhões de pessoas em todo o planeta acompanharam horrorizadas a evolução das chamas, que arderam intensamente durante mais de 12 horas, depois que o incêndio começou na parte superior da catedral gótica, destruindo parte do teto e sua emblemática flecha.
Na manhã desta terça-feira (16), o porta-voz do Corpo de Bombeiros de Paris, Gabriel Plus, anunciou que o incêndio está totalmente apagado. As chamas se "propagaram muito rapidamente pelo conjunto do teto, em quase 1.000 metros quadrados", explicou.

Agora os bombeiros vigiam as estruturas, sua movimentação e trabalham para "apagar os focos residuais", completou.
O trabalho dos bombeiros prossegue diante dos olhares tristes de parisienses e turistas, que aproximaram para observar o estado da catedral.
O que causou
Após apagar o fogo que destruiu parte da catedral, as autoridades agora trabalham na perícia para identificar o que causou o incêndio desta segunda (15). Os bombeiros indicam que a tragédia está "potencialmente ligada" aotrabalho de reformas da construção.
O procurador de Paris afirmou nesta terça-feira (16) que as autoridades privilegiam a pista de acidente para o incêndio que devastou a catedral, ao declarar que "nada aponta para um ato voluntário".
"Cinco empresas trabalham no local. Hoje começaram a prestar depoimentoos operários destas empresas. Estão previstos 15. Quinze atuaram, estiveram presentes ontem (segunda-feira)", afirmou Rémy Heitz à imprensa diante da catedral, antes de indicar que a polícia judicial mobilizou quase 50 investigadores para o caso.
O que não foi consumido pelo fogo
Parte da estrutura de Notre-Dame, como um terço do teto, paredes de pedra e alguns vitrais, resistiu ao incêndioFoto: Ludovic Marin / POOL / AFP
Parte da estrutura de Notre-Dame, como um terço do teto, paredes de pedra e alguns vitraisresistiu ao incêndio que devastou a catedral parisiense, mas vulnerabilidades foram detectadas no prédio, em particular na abóbada, declarou o secretário de Estado do Interior, Laurent Nuñez. 
"O fogo está sufocado, agora a principal preocupação (...) é garantir que o prédio não tenha rachaduras", disse o funcionário do governo à imprensa. "Globalmente, a estrutura resiste", mas "algumas vulnerabilidades foram identificadas, particularmente na abóbada e uma trecho do transepto norte, que deve ser reforçado", explicou. 
"A tarefa dos bombeiros de Paris até esta manhã era preservar os dois campanários, Norte e Sul, para assegurar que as torres não fossem afetadas".
As estátuas monumentais que decoravam o teto da catedral também escaparam por pouco da tragédia, depois que foram enviadas na semana passada ao sudoeste da França para um processo de restauração, mas o galo relicário que coroava a flecha (a torre do templo) queimou antes de ser enviado para a renovação.
Vítimas
O incêndio que atingiu Notre-Dame nesta segunda-feira (15) não fez vítimas fatais, mas um bombeiro e dois policiais ficaram feridos. Segundo o corpo de bombeiros, o fogo que tomou conta da parte superior da igreja teve início às 18h50 no horário local (13h50 no horário de Brasília), logo após o fim do horário de visitação do público, às 18h45 na hora local. A polícia prontamente isolou a área.
"Agora começamos uma missão de tentar salvar as preciosas obras de arte e estamos dando prioridade de ampliar a segurança nas imediações para proteger os turistas e os vizinhos dos riscos de desmoronamento", afirmou o vice-prefeito a um canal de TV local.
Reconstrução
Após apagar o incêndio na catedral Notre-Dame, agora os bombeiros vigiam as estruturas, sua movimentação e trabalham para "apagar os focos residuais"Foto: Bertrand Guay / AFP
Milionários e doadores privados estão se mobilizando para financiar a longa e custosa reconstrução da catedral de Notre-Dame, destruída em parte pelo incêndio. Para reconstruir o templo, que anualmente recebe 13 milhões de visitantes - uma média de 35 mil pessoas por dia - serão necessários artesãos especializados e madeiras raras.
A restauração poderá custar centenas de milhões de euros e se prolongar por vários anos, até mesmo décadas, embora especialistas afirmem que as consequências poderiam ter sido piores.
O presidente da França, Emmanuel Macron, prometeu reconstruir o emblemático edifício gótico. A UNESCO, com sede em Paris, prometeu trabalhar com a França para restaurar a catedral, inscrita desde 1991 em sua lista de patrimônios da humanidade. 
"Já estamos em contato com especialistas e preparados para enviar uma missão urgente para avaliar os danos, salvar o que pode ser salvo e começar a tomar medidas para o curto e médio prazo", disse Audrey Azoulay, secretário-geral da agência da ONU, em comunicado.
O bilionário francês Bernard Arnault, proprietário do grupo LVMH, especializado em produtos de luxo, anunciou na terça-feira (16) que doará 200 milhões de euros (226 milhões de dólares) para a reconstrução.
A oferta foi feita depois que a Kering, grupo de moda fundado por outro bilionário francês, François Pinault, ofereceu 100 milhões de euros para "reconstruir completamente Notre-Dame".
Por sua vez, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, disse nesta terça (16) que a cidade financiaria a reconstrução com 50 milhões de euros e propôs uma conferência internacional para coordenar as doações e restaurar o edifício.
A Heritage Foundation, uma organização francesa financiada por fundos privados, pede doações em seu site. Houve também apelos semelhantes através do site de crowdfunding Leetchi.
Notre-Dame e sua importância histórica
A catedral de Notre-Dame é um símbolo da cultura europeia e testemunha da história da França. Localizada no coração de Paris, às margens do rio Sena, a igreja guarda várias relíquias veneradas pelos católicos, um órgão de notáveis dimensões e numerosas obras de arte.
Nos saques e pilhagens que ocorreram no local durante a Revolução Francesa e nos motins de 1831, esta joia de estilo gótico perdeu uma parte de suas obras-primas. Seu tesouro litúrgico, que era um dos mais ricos da França até desaparecer em 1789, foi sendo reconstruído pouco a pouco.
A réplica mais valiosa guardada na Notre-Dame é a Santa Coroa, que os católicos acreditam que foi usada por Jesus pouco antes de ser crucificado. Esta relíquia escapou das chamas desta segunda, assim como a túnica de São Luís, um dos reis mais famosos da França, que também é guardada na catedral, segundo seu reitor.
Além da Santa Coroa, Notre-Dame conserva outras duas relíquias da Paixão de Cristo: um pedaço da Cruz e um cravo. Por outro lado, o galo que ficava no topo da torre que caiu nesta segunda-feira (15) trazia no topo a Coroa de Espinhos, uma relíquia de San Dionísio e outra de Santa Genoveva.
Além disso, a catedral ainda abriga órgãos construídos no século XV, três rosáceas que representam as flores do paraíso, 37 representações da Virgem Maria, algumas delas esculpidas no século XIV, e o sino Bourdon, que pesa 13 toneladas e foi fundido há 300 anos.
A catedral de Notre-Dame também é conhecida no mundo inteiro graças à obra do escritor Victor Hugo "O corcunda de Notre-Dame", romance adaptado um grande número de vezes para o cinema, em especial pelos estúdios Disney, ou transformado em comédia musical. Foi para salvar o monumento, fortemente degradado, que o escritor começou a escrever esta obra, em 1831.
Com informações da AFP.
Share:

Nenhum comentário:

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog