Segurança Viçosa do Ceará comemora chegada do Batalhão Raio e sistema de videomonitoramento ~ Quixabeira do Assaré

Segurança Viçosa do Ceará comemora chegada do Batalhão Raio e sistema de videomonitoramento

  • Segurança

  •  
Viçosa do Ceará comemora chegada do Batalhão Raio e sistema de videomonitoramento

23 de março de 2019

Weberte Lemos - Texto
Davi Pinheiro - Fotos
Uma multidão acompanhou na manhã deste sábado, 23, na praça General Tibúrcio, centro de Viçosa do Ceará, a solenidade de implantação da Companhia de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e o sistema de videomonitoramento no município da Serra da Ibiapaba.

O agricultor Francisco das Chagas, veio ver de perto o reforço na segurança da cidade. “Estou muito feliz, satisfeito mesmo, a segurança é fundamental, principalmente para nós que moramos na roça e temos negócios aqui na cidade, agora é tranquilidade em todo canto”, comemorou.
O governador Camilo Santana, acompanhado do secretário de segurança do Estado, André Costa, e do prefeito de Viçosa do Ceará, José Firmino, apresentou à população o grupo de policiais que vai atuar na região, e também mostrou através de um telão, como vai funcionar o sistema de videomonitoramento pelas ruas da cidade. Camilo também garantiu que o reforço na segurança continua. “O Raio tem dado uma resposta muito positiva em todos os lugares que foi instalado, trabalho ostensivo que tem transformado para melhor a realidade do interior do Ceará. O videomonitoramento é outra ferramenta fundamental para prevenção e investigação de crimes. E vamos continuar trabalhando muito mais pada garantir a paz a cada cidadão e cada cidadã cearense”.

Viçosa do Ceará vai contar com a atuação de com 29 policiais militares, auxiliados por uma viatura e 12 motocicletas equipadas. Com a base de Viçosa, o Raio chega a 41 unidades no Interior. Ao todo, incluindo Fortaleza, são 2.350 profissionais atuando no Batalhão especializado. Já a frota possui 74 viaturas e 1.340 motocicletas. Os profissionais que atuam no Raio passam por uma série de capacitações que incluem aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais, entre outras disciplinas que preparam seus participantes para pilotar motocicletas policiais com alto grau de destreza e segurança durante ações e operações de patrulhamento tático da Polícia Militar do Ceará (PMCE).
Já o sistema de videomonitoramento na cidade serrana passa a contar com 16 equipamentos de captura de imagens, todos instalados em pontos estratégicos do município. As câmeras de alta performance são capazes de realizar giros de 360 graus, com visão noturna, além de identificar veículos furtados e roubados através da leitura de placas. O sistema de videomonitoramento do Estado está em 44 municípios do Interior. As imagens geradas pelos equipamentos são integradas às câmeras do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Prefeitura de Fortaleza.

O trabalho de integração entre o sistema de segurança do Estado e a tecnologia aplicada ao videomonitoramento têm resultado diariamente na elucidação de roubos e prisões de suspeitos por receptação de veículos. Juntos, a leitura de placas viabilizada pelo Sistema Policial de Indicativo de Abordagem (Spia) e a habilidade dos policiais nas ruas contribuem para dar mais agilidade às abordagem das composições da Polícia Militar, resultando em mais prisões e apreensões.

O município da Serra da Ibiapaba é o 41º a receber o efetivo do CPRaio e integra a lista das 44 cidades do Interior e da Região Metropolitana de Fortaleza com o sistema de câmeras integradas à Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops) da SSPDS.
Raio no interior
A interiorização do BPRaio começou em 2015, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizar as ações em nove grandes regiões do Estado. Neste sentido, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro-Sul), Crateús (Sertão de Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

Na segunda etapa de interiorização, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes. Nesta fase, foram implantados os batalhões de Maracanaú, Caucaia, Maranguape, Crato, Eusébio, Acaraú, Aracati, Beberibe, Horizonte, Aquiraz, Cascavel, Morada Nova, Limoeiro do Norte, Quixeramobim, Icó, Mombaça, Granja, São Benedito, Camocim, Brejo Santo, Pacajus, Pacatuba, Santa Quitéria, Baturité, Tianguá, Barbalha, Itapajé, Boa Viagem, Parambu, São Gonçalo do Amarante e Lavras da Mangabeira.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEM NOVIDADE POR AI AGUARDEM!

CLICK E BAIXE O CD COMPLETO

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Escreva-se no nosso Site

Curta nossa Página do Facebook

As Mais Lidas do Site

Total de visualizações do Site

Ouça no Rádios Net