Feira da Agricultura Familiar estreou bem segunda-feira em Assaré. ~ Quixabeira do Assaré

Feira da Agricultura Familiar estreou bem segunda-feira em Assaré.

Feira da Agricultura Familiar estreou bem segunda-feira em Assaré.

A nova modalidade comercial tem como foco, as próprias famílias que vivem em atividades rurais, para que negociem os seus produtos diretamente ao consumidor, sem a imagem do atravessador, na feira semanal da cidade.
A iniciativa da feira da Agricultura Familiar partiu da Gestão do prefeito Evanderto Almeida e do vereador Anísio David, que criou a lei, sendo executada através da Secretaria Municipal de Agricultura e dos programas que já compram os produtos diretamente da roça que são PNAE - Programa Nacional de Alimentação Escolar (Governo Federal) e o PAA –Programa de Aquisição de Alimentos (Governo do Estado).
Por outro lado, as próprias famílias reivindicavam a instalação da feira. Na verdade, Evanderto Almeida há muitos anos pensou neste projeto. A prova vem na reconstrução da área interna do Mercado Municipal, quando ele mandou colocar na planta um espaço destinado aos agricultores familiares com 2 box para armazenamento dos produtos. Mas, a vontade dos agricultores era trabalhar expondo e vendendo os seus produtos na área externa, ou seja, no Calçadão.  Assim sendo o prefeito atendeu a esta reivindicação,  definindo o espaço no local solicitado e para tanto, mandou confeccionar 20 barracas apropriadas a esta modalidade comercial,  garantindo a higiene e conservação dos produtos, todos sem a presença de agrotóxicos.
De início, foram negociadas verduras, frutas, mel, doces caseiros, bolos entre muitos outros na primeira feira. Sobre a venda de carnes, será objeto da etapa seguinte do projeto.
No mesmo espaço, artistas populares como forrozeiros, poetas, cantadores, cordelistas, violeiros tiveram a oportunidade de apresentar os seus trabalhos e divulgar e fazer contratos para apresentações em eventos diversos.
Os produtores venderam bem e saíram satisfeitos. A feira foi inaugurada com as presenças do prefeito Evanderto Almeida, da vice-prefeita Maria É Braga, do presidente da Câmara Anísio David e dos vereadores Itamar Pio, Lanlan de Alexandre, Branco do Amaro, Auricélio Ferreira, Luizinho do Sindicato, do Secretário de Agricultura Iésio Cavalcante, do coordenador do PNAE Beto Moura, da Secretária de Educação Eldevanha Souza, do secretário de cultura Vavá Gois e do secretário de Assistência Social Beni Pontes.
Usando a palavra o prefeito Evanderto Almeida destacou a importância da feira para os produtores familiares, pela oportunidade que têm eles para negociar os seus produtos diretamente com o consumidor. Concluiu dizendo que o consumidor também ganhará muito, porque irá consumir produtos orgânicos, sem o mínimo de agrotóxicos.
Por outro lado, o forró animou o público. Apresentaram-se artistas como Antonio Rafael, Cy Vila Nova, Zé de Belo, Antonio Saturnino  e Antonio da Serrinha.










Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEM NOVIDADE POR AI AGUARDEM!

CLICK E BAIXE O CD COMPLETO

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Escreva-se no nosso Site

Curta nossa Página do Facebook

As Mais Lidas do Site

Total de visualizações do Site

Ouça no Rádios Net