Ação Social Presente em todas as regiões do Estado, projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade vira política de estado


Ação Social 
Presente em todas as regiões do Estado, projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade vira política de estado

27 de março de 2019

Fhilipe Augusto  - Texto 
Marcos Studart  - Fotos
A dona de casa Augusta Maria Guedes, 59 anos, há 15 anos teve que enfrentar a luta contra um câncer de mama. Para vencer essa etapa, ela acabou retirando parte do seio e passando por uma quimioterapia. Clinicamente ela saia vencedora, mas a autoestima ainda precisava ser restabelecida. E foi no Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade, transformado em política pública, na manhã desta quarta-feira (27), após o governador Camilo Santana sancionar a lei em uma manhã de atividades no Centro de Eventos do Ceará, que ela encontrou a solução. “O acolhimento que tive foi muito bom. Já faz 15 anos que tive esse problema e estou me sentindo muito bem. Faço meus exercícios, danço, porque eles sempre falam que fazer atividade física ajuda bastante quem teve esse problema. Quando encontro alguém que passou pela mesma situação procuro ajudar e indicar o projeto. Só tenho a agradecer por estar aqui contando essa história com minha autoestima lá em cima”, comemorou a dona de casa.

O governador destacou que o resultado positivo que o projeto tem conseguido na vida das pessoas mais idosas foi fundamental para transformá-lo em uma política pública. “Esse é um projeto que além de estimular a saúde é uma forma de acolhimento. Vi o depoimento de pessoas que mudaram a vida após se engajarem. É um projeto que a gente transforma a partir de agora em política de estado. Independentemente dos próximos governadores, tem que tercontinuidade, investimentos, apoio do Governo. É o resultado que a gente tem visto que nos anima a ampliá-lo e aperfeiçoá-lo”, disse Camilo Santana, que aproveitou a ocasião para destacar que 100 academias de ginástica, já licitadas, serão instaladas em praças públicas indicadas pelos usuários do projeto.
O projeto
O Saúde, Bombeiros e Sociedade nasceu em 2003 como uma iniciativa voluntária do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) com a finalidade de executar atividades voltadas ao bem-estar, especialmente, de pessoas idosas, por meio da integração social e prática de atividades físicas. Também tem o objetivo de realizar campanhas socioeducativas e eventos cívicos, além de prestar esclarecimentos sobre prevenção de incêndios e de acidentes doméstico.

No início funcionava apenas em Fortaleza, mas, com o passar do tempo, foi se expandindo ehoje já é desenvolvido em 18 municípios, em todas as regiões do Estado, beneficiando mais de 21 mil pessoas. Atualmente, são 203 núcleos em Fortaleza, 77 na Região Metropolitana e 72 em municípios do interior do Estado, totalizando 352 núcleos cadastrados junto ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano do CBMCE.

O aposentado Damião Freitas, 66, participa de um dos núcleos do projeto no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ele está há mais de três anos se exercitando através das ações dos Bombeiros e tem como estímulo e companhia da esposa Vera Lúcia, 60, e da sua sogra, com 88 anos. “É imensurável a mudança em nossas vidas. A gente sai do ostracismo e começa a se exercitar, interagir com os demais integrantes do grupo. A vida da gente melhora porque a gente começa a fazer exercício e isso é fundamental na nossa idade. É muito gratificante”, comentou Damião.
Ampliação
Com a sanção da lei que torna o Saúde, Bombeiros e Sociedade uma política de estado, o projeto passa a contar com dotação orçamentária do Governo. Para o comandante do CBMCE, coronel Luís Eduardo Holanda, isso vai permitir que o projeto seja ampliado e o Corpo de Bombeiros possa se engajar ainda mais nessa causa. “Foi importante a sensibilidade do Governo de transformar esse projeto em uma política pública, ou seja, ele vai ser perene e atingir o maior número de pessoas. A ideia dos Bombeiros não é só apagar incêndios e ir para salvamentos, é que a gente também tenha esse papel social muito forte”, ressaltou o coronel Holanda. Dos 1.575 bombeiros militares, quase mil estão engajados em trabalhos sociais, de acordo com o comandante.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898
Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog