Ação Social Presente em todas as regiões do Estado, projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade vira política de estado ~ Quixabeira do Assaré

Ação Social Presente em todas as regiões do Estado, projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade vira política de estado


Ação Social 
Presente em todas as regiões do Estado, projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade vira política de estado

27 de março de 2019

Fhilipe Augusto  - Texto 
Marcos Studart  - Fotos
A dona de casa Augusta Maria Guedes, 59 anos, há 15 anos teve que enfrentar a luta contra um câncer de mama. Para vencer essa etapa, ela acabou retirando parte do seio e passando por uma quimioterapia. Clinicamente ela saia vencedora, mas a autoestima ainda precisava ser restabelecida. E foi no Projeto Saúde, Bombeiros e Sociedade, transformado em política pública, na manhã desta quarta-feira (27), após o governador Camilo Santana sancionar a lei em uma manhã de atividades no Centro de Eventos do Ceará, que ela encontrou a solução. “O acolhimento que tive foi muito bom. Já faz 15 anos que tive esse problema e estou me sentindo muito bem. Faço meus exercícios, danço, porque eles sempre falam que fazer atividade física ajuda bastante quem teve esse problema. Quando encontro alguém que passou pela mesma situação procuro ajudar e indicar o projeto. Só tenho a agradecer por estar aqui contando essa história com minha autoestima lá em cima”, comemorou a dona de casa.

O governador destacou que o resultado positivo que o projeto tem conseguido na vida das pessoas mais idosas foi fundamental para transformá-lo em uma política pública. “Esse é um projeto que além de estimular a saúde é uma forma de acolhimento. Vi o depoimento de pessoas que mudaram a vida após se engajarem. É um projeto que a gente transforma a partir de agora em política de estado. Independentemente dos próximos governadores, tem que tercontinuidade, investimentos, apoio do Governo. É o resultado que a gente tem visto que nos anima a ampliá-lo e aperfeiçoá-lo”, disse Camilo Santana, que aproveitou a ocasião para destacar que 100 academias de ginástica, já licitadas, serão instaladas em praças públicas indicadas pelos usuários do projeto.
O projeto
O Saúde, Bombeiros e Sociedade nasceu em 2003 como uma iniciativa voluntária do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) com a finalidade de executar atividades voltadas ao bem-estar, especialmente, de pessoas idosas, por meio da integração social e prática de atividades físicas. Também tem o objetivo de realizar campanhas socioeducativas e eventos cívicos, além de prestar esclarecimentos sobre prevenção de incêndios e de acidentes doméstico.

No início funcionava apenas em Fortaleza, mas, com o passar do tempo, foi se expandindo ehoje já é desenvolvido em 18 municípios, em todas as regiões do Estado, beneficiando mais de 21 mil pessoas. Atualmente, são 203 núcleos em Fortaleza, 77 na Região Metropolitana e 72 em municípios do interior do Estado, totalizando 352 núcleos cadastrados junto ao Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano do CBMCE.

O aposentado Damião Freitas, 66, participa de um dos núcleos do projeto no município do Eusébio, na Região Metropolitana de Fortaleza. Ele está há mais de três anos se exercitando através das ações dos Bombeiros e tem como estímulo e companhia da esposa Vera Lúcia, 60, e da sua sogra, com 88 anos. “É imensurável a mudança em nossas vidas. A gente sai do ostracismo e começa a se exercitar, interagir com os demais integrantes do grupo. A vida da gente melhora porque a gente começa a fazer exercício e isso é fundamental na nossa idade. É muito gratificante”, comentou Damião.
Ampliação
Com a sanção da lei que torna o Saúde, Bombeiros e Sociedade uma política de estado, o projeto passa a contar com dotação orçamentária do Governo. Para o comandante do CBMCE, coronel Luís Eduardo Holanda, isso vai permitir que o projeto seja ampliado e o Corpo de Bombeiros possa se engajar ainda mais nessa causa. “Foi importante a sensibilidade do Governo de transformar esse projeto em uma política pública, ou seja, ele vai ser perene e atingir o maior número de pessoas. A ideia dos Bombeiros não é só apagar incêndios e ir para salvamentos, é que a gente também tenha esse papel social muito forte”, ressaltou o coronel Holanda. Dos 1.575 bombeiros militares, quase mil estão engajados em trabalhos sociais, de acordo com o comandante.
Coordenadoria de Imprensa do Governo do Ceará
Casa Civil
comunicacao@casacivil.ce.gov.br
(85) 3466.4898
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RC CAFETERIA

RC CAFETERIA

RC FLORES

RC FLORES

RC ÓTICA

RC ÓTICA

Caninana - Então Leva Eu (Clipe Oficial)

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Escreva-se no nosso Site

Curta nossa Página do Facebook

As Mais Lidas do Site

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net