Luiz Antônio Bonat: saiba quem é o juiz que assume a Lava Jato ~ Quixabeira do Assaré

Luiz Antônio Bonat: saiba quem é o juiz que assume a Lava Jato

Luiz Antônio Bonat — Foto: Nathan D'Ornelas/Divulgação

Luiz Antonio Bonat, de 64 anos,confirmado nesta sexta-feira (8) como novo juiz da Operação Lava Jato, ingressou na magistratura em 1993. Ele trabalhou como servidor da Justiça antes de receber a toga. Bonat assume os processos da operação em março.

Nascido na capital paranaense, ele se formou em direito em 1979, na Faculdade de Direito de Curitiba. O juiz tem especialização em Direito Público pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Um ano antes de se formar, ele começou a trabalhar como servidor da Justiça, passando pelas funções de auxiliar, técnico judiciário e diretor de secretaria.

Há 25 anos, Bonat assumia a 1ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Ele também atuou na 3ª Vara Criminal Federal de Curitiba e na 1ª Vara Federal de Criciúma (SC).

Ao assumir a 13ª Vara da Justiça Federal do Paraná, onde tramitam os processos da Lava Jato, Bonat deixará a 21ª Vara Federal, também em Curitiba - especializada em casos da área previdenciária.

O juiz já trabalhou no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) em vários momentos da carreira em substituição a desembargadores.

Ele é coautor do livro "Importação e Exportação no Direito Brasileiro", que tem como tema os crimes relacionados com o comércio exterior.

Em um vídeo institucional, Bonat chegou a classificar a Justiça Federal como parte da família. Ele é considerado por colegas como um juiz de perfil discreto.

Durante grande parte da carreira, Bonat julgou processos envolvendo matéria criminal.

"Isso despertou meu interesse no assunto e foi fundamental na decisão de me candidatar a ocupar a vaga aberta pela exoneração da magistratura do atual ministro Sergio Moro", afirmou.

Em relação à Lava Jato, o magistrado antecipou que manterá, do modo como tem sido desde o início da operação, a observância do que determina a legislação quanto aos processos em andamento, manifestando-se apenas nos autos.
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

RC FLORES

RC FLORES

RC ÓTICA

RC ÓTICA

CLICK E BAIXE O CD COMPLETO

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Escreva-se no nosso Site

Curta nossa Página do Facebook

As Mais Lidas do Site

Total de visualizações do Site

Ouça no Rádios Net