Festa de Patativa: por conta do Carnaval programação sofre modificações.




Mesmo sendo um fato raro, este ano, o Carnaval e o Dia da Cultura Assareense se encontram na mesma data: 5 de março. Enquanto milhares de municípios brasileiros se entregam à folia momina, no Assaré, o dia 5 de março é reservado para comemorar o aniversário de nascimento do imortal poeta Patativa do Assaré.


Em anos anteriores a programação para lembrar a ilustre personalidade, que recebe a denominação de “Patativa do Assaré em Arte e Cultura” durava de 3 a 5 dias, com atividades culturais ininterruptas, ocorrendo nas escolas, nas ruas, nos distritos, no Auditório do Memorial do poeta e na Praça da Matriz. Ao se advertir para esta situação atípica, a Gestão municipal, através da sua Secretaria de Cultura, identificou inúmeros obstáculos, para realizar o evento em 2019, no formato desejado. Observou que em função do recesso carnavalesco, não contará com os principais colaboradores, o que impossibilitaria a execução de uma programação arrojada. “A complicação maior começa em casa, porque os professores e outros serventuários do Município que participam diretamente do evento, costumeiramente não trabalham neste período. A maioria viaja para visitar familiares, fazer compras em outras cidades ou se refugiar em algum sítio. Então, tudo se complica. Até mesmo a SECULT do Estado, nossa principal parceira, encontra o mesmo obstáculo. E o SESC, outro importante colaborador, encontra também a mesma dificuldade”, justificou o prefeito Evanderto Almeida.


O Secretário Municipal de Cultura, Vavá Gois, afirma que, a programação do dia 5, não será adiada por hipótese alguma. “A solução foi fragmentar a programação, de forma que todas as instituições que participam anualmente não deixem de realizar os seus eventos. Este ano o projeto “Patativa do Assaré em Arte e Cultura” chega a sua 15ª edição e o poeta, 110 anos. Será um ano muito significativo e com uma programação que agradará a todos,” garante.




Programação do XV Assaré em Arte e Cultura para o dia 5 de março.
5:00 - Salva de Fogos na Praça da Igreja Matriz.
6:30 – Encontro de Bandas de Música.
8:00 – Abertura Oficial no Auditório Memorial Patativa do Assaré. - Lançamento do Livro “Histórias do Assaré” do Professor Crispim. - Entrega do Título de Mestres da Cultura Assareense ao Professor Crispim, Dorge Vaqueiro e Seu Elizeu.
13:00 – Tarde de Lançamentos de Cordéis com o kit de 10 cordéis. Autorias de: Professora Renata, Paulo Soares, Ceci do Amaro, Professor Luisão, José Lopes, Miceno Pereira, Mané do Cego, Patativa do Assaré (In Memória), Poeta Daniel, Francy Freire. (Auditório Memorial)
16:00 – Lançamento Filme “A Muié Que Eu Mais Amei” – Escola de Saberes Ave Poesia. (Auditório Memorial)
17:00 – Missa em Ação de Graças (Igreja Matriz);
18:30 – Abertura da Exposição “Violas” – pelo Poeta Daniel. (Memorial Patativa do Assaré)
21:00 – Show artístico com as Bandas Caninana do Forró, Flávio Leandro, Hélio Rodrigues e Cesar Júnior. (Calçadão Público)


Enquanto isso, durante o mês de março, escolas, entidades culturais e projetos sociais homenagearão o poeta, com programações desenvolvidas em suas sedes, a saber:


01 de março de 2019 – às 8 horas. A Escola Moacir Mota realizará o X Café Literário. Anualmente uma personalidade cultural é homenageada. A Escola Estadual Moacir Mota funciona na sede do Município. O Café Literário tem como foco o poeta Patativa do Assaré.


08 de março de 2019, a partir das 7:30 h será levado a efeito o “Projeto Inspiração Nordestina” na Escola Maria Isabel.


11 de março de 2019 – Projeto “Aqui Tem Coisa” na Escola Batistina Braga com participação do Projetos Sociais e Culturais de Assaré e do Instituto O Canto do Patativa às 7:30 horas.


29 de março de 2019 – Projeto EXPOARTE na Escola Antonio Ângelo na Serra de Santana às 7:30 horas.


A SECULT CEARÁ e Governo do Estado do Ceará durante o mês de março estarão agendando o dia da entrega oficial da Comenda Patativa do Assaré na nossa cidade.


Share:

Nenhum comentário:

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

MOB TELECOM

MOB TELECOM
TURBINE SUA CONEXÃO

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA
ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

LEVE PARA SEU EVENTO

LEVE PARA SEU EVENTO
CONTATOS PARA SHOWS:(81) 9.9929-8456 / (88) 9.9925-3344

RC ÓTICA

RC ÓTICA
16 Anos com Responsabilida e Qualidade Cuidando dos Seus Olhos.

EMPÓRIO DO AÇAÍ

EMPÓRIO DO AÇAÍ
PRODUTOS NATURAIS

APP MINHA MOB

ÓTICA SAN VALLENTIN

ÓTICA SAN VALLENTIN
Aqui você enxerga a diferença

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net