Presídios federais Suspeitos de comandar ataques começam a ser enviados para fora do Ceará


Legislação permite que os presos sejam isolados em determinadas situações (Foto: Reprodução)

Em 07/01/2019 às 11:30

O Governo do Estado conseguiu na noite desse domingo 60 vagas em presídios federais para transferir os detentos suspeitos de comandarem os ataques a ônibus, prédios públicos e particulares e outros equipamentos em todo o Estado do Ceará. Um deles já foi transferido. Outros 19 serão a qualquer momento. Faltam, segundo fontes do governo, apenas alguns detalhes logísticos. Até lá, ficarão isolados nas Casas de Privação Provisória de Liberdade (CPPLs) I e III, no Complexo Penitenciário Itaitinga II.

Os detentos seriam, segundo investigação policial, lideranças das facções criminosas Comando Vermelho (CV) e Primeiro Comando da Capital (PCC). Em uma cela na CPPL I são mantidos 36 internos.

A reportagem apurou que os detentos estão em um espaço onde caberiam apenas seis e foram proibidos de receber visitas. Eles seriam integrantes do CV e internos da própria CPPL 1, da Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo, em Pacatuba, e da Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros, conhecido como ´Carrapicho´, em Caucaia.

Horas depois do isolamento, alguns dos internos conseguiram falar com os advogados no parlatório (espaço destinado para conversas com os defensores). A advogada de um dos presos da CPPL I disse que ele teria revelado que a água está sendo racionada, assim como a comida. A Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) negou o racionamento de água e comida nas unidades do Sistema.

Madrugada

Um dos primeiros presos a ser levado para esse espaço onde estariam os mandantes dos ataques foi o interno Francisco Jales Fernandes da Fonseca, o ´Zag´. O isolamento dele ocorreu exatamente a 1h20 da madrugada do primeiro dia do registro da ofensiva das organizações criminosas, a maior da história do Estado.

Uma fonte da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) confirmou que ele estaria sendo apontado como um dos mandantes dos ataques. A defesa de ´Zag´ nega que ele tenha ordenado qualquer ação criminosa e afirma que a ficha dele no Sistema Penitenciário não tem nenhuma infração. A advogada disse ainda que não foi informado ao cliente dela a motivação da separação dele na unidade.

´Zag´ é acusado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE) de comandar um esquema de tráfico de drogas de dentro do presídio. Para o MP, ele é um dos chefes do CV no Ceará. Ele foi alvo da Operação Pirangi, deflagrada em novembro do ano passado.

Além desses 36 presos, outros 23 detentos também foram separados na CPPL 3, que abriga integrantes do Primeiro Comando da Capital.

Ações terroristas

Para o juiz federal da 11ª Vara, Danilo Fontenelle Sampaio, "as ações terroristas vivenciadas nos últimos dias indicam a necessidade premente da transferência das lideranças das facções para presídios federais, como forma de isolamento e contenção de suas comunicações".

Conforme o magistrado explicou, a legislação indica que a medida se justifica no interesse da Segurança Pública, bastando que a autoridade prisional ou o próprio Ministério Público (MP) indique que o preso se enquadra em algumas situações.

Grave ameaça

Dentre as hipóteses estão as seguintes: "desempenha função de liderança ou participe de forma relevante em organização criminosa, tenha praticado crime que coloque em risco a sua integridade física no ambiente prisional de origem, esteja submetido ao Regime Disciplinar Diferenciado - RDD, seja membro de quadrilha ou bando, envolvido na prática reiterada de crimes com violência ou grave ameaça, esteja envolvido em incidentes de fuga, de violência ou de grave indisciplina no sistema prisional de origem ou até mesmo  seja réu colaborador ou delator premiado".

As medidas de segurança tomadas após a chegada da Força Nacional diminuíram o número de ataques durante o dia de ontem. Em muitos locais, a população saiu às ruas mais tranquilamente.

Fonte: Diário do Nordeste
Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog