Mártir Benigna Cardoros mais próxima da beatificação 30 mil romeiros participaram nesta quarta feira em Santana do Cariri



Uma verdadeira apoteose de Fé e Religiosidade popular marcaram o encerramento da décima quinta Romaria da Menina Benigna Cardoso,  no município de Santana do Cariri.

 que levou um lerva de 40 mil romeiros de cidades circunvizinhas, e Estados a visitarem e participarem da romaria, com a  acolhida aos romeiros ás 15 hs no distrito de Inhumas que fica distante 2 kms  da sede do município, onde em seguida os devotos saíram em caminhada até o patamar da igreja matriz.

culminando com uma celebração campal presidida pelo bispo Diocesano do Crato, Dom Gilberto Pastana de Oliveira e o auxilio de 30 padres da diocese. 

 O bispo Diocesano do Crato, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, confidenciou ao site do Amaury Alencar,   em Santana do Cariri, que a Comissão de Teólogos do Vaticano aprovou a beatificação de Benigna Cardoso da Silva. Com isso, o processo passa agora pela avaliação dos cardeais da  Congregação para as Causas dos Santos e, em seguida, pelo Papa Francisco. Nomeada “Serva de Deus” pela Igreja Católica, em 2013, a menina foi morta brutalmente há 77 anos.

O processo de beatificação está em andamento, desde 2013, na cúpula da Igreja em Roma. Além da extensa documentação que a equipe diocesana já entregou na Sede da Igreja Católica, o Vaticano solicitou, em 2016, depoimentos de pessoas que viveram entre as décadas de 1940 a 1980, relatando graças alcançadas e sobre a consciência popular do martírio de Benigna, declarou Dom Gilberto.


 Já o vigário da Igreja Matriz de Nossa Senhora Santana  Padre Paulo Lemos Pereira, afirmou ser “Um processo muito rápido. Acreditamos que a beatificação pode sair logo”  o vigário ressalta que , a “heroína da castidade” já é santa popular reconhecida pelo povo e, por isso, sua romaria, realizada há 15 anos, tem crescido. Este ano, foram cerca de 30 mil pessoas. “Cresce as promessas, gente vestida de vermelha, promessas, graças alcançadas. Os devotos se encarregam de divulgar e trazer mais gente”, completa o sacerdote.

Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928, na localidade de Sítio Oitis, Distrito de Inhumas a 2 km da sede de Santana do Cariri. Em 1941, aos 13 anos, Benigna foi morta a golpes de facão por um homem que a assediou e tendo ela se recusado a entregar-se foi brutalmente assassinada. Pelo ato a menina passou a ser considerada santa pela população local depois de sua morte, por considerarem o seu gesto de amor e coragem apesar da pouca idade, tornando-se “Heroína da Castidade”.

         O prefeito de Santana do Cariri, Pedro Henrique Correia Lopes,  disse que a décima quinta Romaria de Benigna Cardoso, representa um marco de fé e religiosidade popular porém estamos muito confiantes que a nossa santinha possa ser beatificada pelo vaticano, e tão logo aconteça isso dará uma grande dimensão ao nosso município porque haverá  um  maior incremento no fortalecimento do turismo religioso, e com isso teremos um comércio mais forte e uma grande fatia na geração do emprego e renda.

eu, não irei medir esforços como gestor para continuar dando total apoio a nossa Diocese, e irei inclusive para a próxima romaria concluir a obra do corredor da fé que interliga a sede do município, até o distrito de Inhumas  se for preciso vou colocar pedra sobre pedra alfinetou o prefeito.

                O prefeito garantiu ainda, que irá construir uma praça no distrito de Inhumas em homenagem a Benigna Cardoso, inclusive os recursos para essa obra já estão assegurados, pelo deputado federal Moses Rodrigues, que destinou uma emenda para tal fim.

 um fato que em muito nos surpreendeu é a de que mesmo aqueles romeiros que não vieram, assistiram pelo canais de comunicação da internet  registrando um marco de mais de 50 mil pessoas, isso nos deixa muito felizes, concluiu ele.

        O  devoto Francisco de Assis Pereira, residente no município de Brejo Santo, afirmou a reportagem do Site do Amaury Alencar. com que veio com uma comitiva de pessoas que são devotos como ele da Menina Benigna Cardoso, a Santana do Cariri.

participar da décima quinta romaria, porque alcançou recentemente uma graça eu estava com um problema em minha perna os médicos disseram que eu tinha que operar, me apeguei com Benigna e ela me curou, hoje eu estou bem e nem tive que fazer essa cirurgia, e todos os demais anos se vivo eu for virei relatou ele. 












                                              Fotos Marcelo Sousa  Ypisilon Félix e Diocese do Crato 
FONTE:blogdoamauryalencar.blogspot.com
Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog