Mártir Benigna Cardoros mais próxima da beatificação 30 mil romeiros participaram nesta quarta feira em Santana do Cariri ~ Quixabeira do Assaré

Mártir Benigna Cardoros mais próxima da beatificação 30 mil romeiros participaram nesta quarta feira em Santana do Cariri



Uma verdadeira apoteose de Fé e Religiosidade popular marcaram o encerramento da décima quinta Romaria da Menina Benigna Cardoso,  no município de Santana do Cariri.

 que levou um lerva de 40 mil romeiros de cidades circunvizinhas, e Estados a visitarem e participarem da romaria, com a  acolhida aos romeiros ás 15 hs no distrito de Inhumas que fica distante 2 kms  da sede do município, onde em seguida os devotos saíram em caminhada até o patamar da igreja matriz.

culminando com uma celebração campal presidida pelo bispo Diocesano do Crato, Dom Gilberto Pastana de Oliveira e o auxilio de 30 padres da diocese. 

 O bispo Diocesano do Crato, Dom Gilberto Pastana de Oliveira, confidenciou ao site do Amaury Alencar,   em Santana do Cariri, que a Comissão de Teólogos do Vaticano aprovou a beatificação de Benigna Cardoso da Silva. Com isso, o processo passa agora pela avaliação dos cardeais da  Congregação para as Causas dos Santos e, em seguida, pelo Papa Francisco. Nomeada “Serva de Deus” pela Igreja Católica, em 2013, a menina foi morta brutalmente há 77 anos.

O processo de beatificação está em andamento, desde 2013, na cúpula da Igreja em Roma. Além da extensa documentação que a equipe diocesana já entregou na Sede da Igreja Católica, o Vaticano solicitou, em 2016, depoimentos de pessoas que viveram entre as décadas de 1940 a 1980, relatando graças alcançadas e sobre a consciência popular do martírio de Benigna, declarou Dom Gilberto.


 Já o vigário da Igreja Matriz de Nossa Senhora Santana  Padre Paulo Lemos Pereira, afirmou ser “Um processo muito rápido. Acreditamos que a beatificação pode sair logo”  o vigário ressalta que , a “heroína da castidade” já é santa popular reconhecida pelo povo e, por isso, sua romaria, realizada há 15 anos, tem crescido. Este ano, foram cerca de 30 mil pessoas. “Cresce as promessas, gente vestida de vermelha, promessas, graças alcançadas. Os devotos se encarregam de divulgar e trazer mais gente”, completa o sacerdote.

Benigna Cardoso da Silva nasceu em 15 de outubro de 1928, na localidade de Sítio Oitis, Distrito de Inhumas a 2 km da sede de Santana do Cariri. Em 1941, aos 13 anos, Benigna foi morta a golpes de facão por um homem que a assediou e tendo ela se recusado a entregar-se foi brutalmente assassinada. Pelo ato a menina passou a ser considerada santa pela população local depois de sua morte, por considerarem o seu gesto de amor e coragem apesar da pouca idade, tornando-se “Heroína da Castidade”.

         O prefeito de Santana do Cariri, Pedro Henrique Correia Lopes,  disse que a décima quinta Romaria de Benigna Cardoso, representa um marco de fé e religiosidade popular porém estamos muito confiantes que a nossa santinha possa ser beatificada pelo vaticano, e tão logo aconteça isso dará uma grande dimensão ao nosso município porque haverá  um  maior incremento no fortalecimento do turismo religioso, e com isso teremos um comércio mais forte e uma grande fatia na geração do emprego e renda.

eu, não irei medir esforços como gestor para continuar dando total apoio a nossa Diocese, e irei inclusive para a próxima romaria concluir a obra do corredor da fé que interliga a sede do município, até o distrito de Inhumas  se for preciso vou colocar pedra sobre pedra alfinetou o prefeito.

                O prefeito garantiu ainda, que irá construir uma praça no distrito de Inhumas em homenagem a Benigna Cardoso, inclusive os recursos para essa obra já estão assegurados, pelo deputado federal Moses Rodrigues, que destinou uma emenda para tal fim.

 um fato que em muito nos surpreendeu é a de que mesmo aqueles romeiros que não vieram, assistiram pelo canais de comunicação da internet  registrando um marco de mais de 50 mil pessoas, isso nos deixa muito felizes, concluiu ele.

        O  devoto Francisco de Assis Pereira, residente no município de Brejo Santo, afirmou a reportagem do Site do Amaury Alencar. com que veio com uma comitiva de pessoas que são devotos como ele da Menina Benigna Cardoso, a Santana do Cariri.

participar da décima quinta romaria, porque alcançou recentemente uma graça eu estava com um problema em minha perna os médicos disseram que eu tinha que operar, me apeguei com Benigna e ela me curou, hoje eu estou bem e nem tive que fazer essa cirurgia, e todos os demais anos se vivo eu for virei relatou ele. 












                                              Fotos Marcelo Sousa  Ypisilon Félix e Diocese do Crato 
FONTE:blogdoamauryalencar.blogspot.com
Share:

Nenhum comentário:

Postar um comentário


BREVE EM ASSARE!

RC FLORES

RC FLORES

RC ÓTICA

RC ÓTICA

CLICK E BAIXE O CD COMPLETO

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Escreva-se no nosso Site

Curta nossa Página do Facebook

As Mais Lidas do Site

Total de visualizações do Site

Ouça no Rádios Net