Secult Assaré realiza com sucesso mais uma edição do Projeto Cordel na Feira, com o lançamento do cordel “Vaquejada na Fazenda Entre Serra” de autoria do poeta Miceno Pereira.


Neste último dia 20 de agosto de 2018, no Calçadão Público de Assaré aconteceu mais uma edição do Projeto Cordel na Feira de Assaré. Projeto esse que a cada realização mensal de lançamento de cordéis vêm crescendo e conquistando mais público e amantes da cultura popular que lotam a praça.

Com o sucesso total do projeto o Secretário da Cultura, Turismo e Desporto de Assaré Vavá Gois juntamente com sua equipe optaram por mudar o local do evento, onde por mais de um ano e meio o evento acontecia na praça do Mercado público da cidade, o crescimento do projeto e a participação intensa de artistas locais, poetas, repentistas e público em geral que apreciam muito a nossa cultura fez com que o evento desde o mês passado fosse realizado em um espaço maior e com mais comodidade para todos, sendo agora realizado no Calçadão Público de Assaré, palco de grandes festas assareenses e não poderia deixar de receber a grande festa da literatura popular de cordel e seus cordelistas e artistas da música do nosso nordeste.

Esta edição teve o lançamento do cordel de autoria do Mestre da Cultura Assareense o poeta Miceno Pereira, com o cordel “Vaquejada na Fazenda Entre Serra”. O poeta nasceu no dia 10 de agosto de 1937, no Sítio Cedro, Distrito de Amaro, município de Assaré, Ceará. Filho de Antônio Pereira da Silva e de Maria Félix P. Ribeiro, cresceu com os seus pais na labuta do campo e, devido os afazeres na lavoura e o pouco acesso à escola, não concluiu nem o Primeiro Grau na época. Foi casado com Maria Sucena da Silva, após 32 anos de convivência  ficou viúvo e casou novamente, com Francisca Batista Silva, que era também viúva. Quanto ao lado artístico, começou a cantar e tocar viola aos 27 anos, com grandes violeiros e, sobretudo, ao lado de Patativa do Assaré.

O cordel é um misto de saudosismo e recordações da infância de Miceno Pereira, onde o mesmo conta a história de um renomado e destemido vaqueiro, chamado Caboclo Ribeiro, considerado o melhor vaqueiro da região. Em suas lembranças ele exalta o ofício deste vaqueiro, suas conquistas nas vaquejadas, pegas de bois e disputas de carreira de cavalo, o qual sempre se consagrava campeão. Ao lado desse grande vaqueiro, outros nomes de vaqueiros vão surgindo em seus versos singelos, recorda o vaqueiro e fazendeiro Petu, José, irmão de Caboclo ribeiro, Santana e Duquinha. Em seus últimos versos Miceno Pereira dedica os mesmos com prazer e dedicação ao grande homem, vaqueiro e herói do sertão Caboclo Ribeiro.

A festa do cordel teve a presença de diversos artistas e amigos do nosso poeta Miceno Pereira, dentre os participantes tivemos a abertura oficial com os violeiros repentistas Mané do Cego e Ceci do Amaro, a Banda Farra de Vaqueiro com o cantor Valdeir, o tecladista Adrimar e o sanfoneiro Accel do Acordeon, o som do acorde de Toinho da Serrinha, a voz de Rafael Cantor, o som do fole de Tadeu da Serra, o som do cavaquinho de Walter e Geovane, o forró tradicional do sanfoneiro Raimundinho do juá, o xote do sanfoneiro seu Cildo, o toque do zabumbeiro Gambá e a dança de Mauro Fortaleza que faz a todos encantar.

O evento contou com presença dos alunos das Escolas da Serra de Santana Antônio Ângelo e Patativa do Assaré, da Escola Batistina Braga,  do Prefeito Evanderto Almeida, dos vereadores Anísio David,  Lanlan de Alexandre e Branco do Amaro, contou também com a presença do reverendo Padre Paulo Costa e de um grande público que recebeu das mãos do mestre Miceno Pereira seus exemplares do cordel.



















Share:

Nenhum comentário:

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

MOB TELECOM

MOB TELECOM
TURBINE SUA CONEXÃO

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA
ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

LEVE PARA SEU EVENTO

LEVE PARA SEU EVENTO
CONTATOS PARA SHOWS:(81) 9.9929-8456 / (88) 9.9925-3344

RC ÓTICA

RC ÓTICA
16 Anos com Responsabilida e Qualidade Cuidando dos Seus Olhos.

EMPÓRIO DO AÇAÍ

EMPÓRIO DO AÇAÍ
PRODUTOS NATURAIS

APP MINHA MOB

ÓTICA SAN VALLENTIN

ÓTICA SAN VALLENTIN
Aqui você enxerga a diferença

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net