Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas tem seu retorno com um lindo evento na comunidade de Lagoa de São José.




Revitalizar a cultura popular vem sendo um compromisso da atual Gestão de Assaré, que tem à frente o prefeito Evanderto Almeida. A proposta nasceu desde o dia em que Evanderto entregou a Secretaria de Cultura ao desportista e folclorista Vavá Gois. Assim sendo, dentro da proposta de revitalização da cultura, o secretário juntamente com sua equipe incluiu o resgate das cantorias de pé de parede e de feiras.

“Todos nos lembramos que no passado, ainda bem recente, nos dias de segunda, dia da feira livre, cantadores violeiros atraiam um grande público para assistir as suas apresentações em bares ou no meio da rua. Os cantadores foram presenças indispensáveis em renovações, casamentos, batizados e aniversários em casas de famílias residentes tanto na cidade como na zona rural. As cantorias em ‘pé de parede’ não desapareceram, mas diminuíram muito. Então, o nosso objetivo é trazê-las e devolvê-las ao povo, porque elas fazem parte da alegria original da nossa alma, por isso estão vivas. Iniciamos o projeto no ano passado e por onde passamos, foi somente alegria. Ainda hoje as pessoas pedem outra edição do projeto em suas comunidades”, lembra o secretário Vavá Gois. 

Financiado totalmente pela Prefeitura Municipal, o Projeto Assaré no Resgate das Cordas e Violas, prioriza nas suas apresentações os cantadores filhos de Assaré e que aqui residem. No entanto, a cada edição, contrata-se um improvisador ou duplas de outras cidades. Já participaram nomes como Jonas Bezerra, que está entre os melhores violeiros do Brasil.

As cantorias realizadas pelo Projeto no Resgate das Cordas e Violas seguem rigorosamente as etapas da cantoria em ‘pé de parede’. A ‘baionada’ é aberta com as sextilhas, os elogios, os pedidos de motes, martelos, moirões, gemedeiras entre outros estilos. Em seguida, os pedidos de canções. Como a bandeja para arrecadar o cachê não se torna necessária, porque o projeto é totalmente custeado pela Gestão, a parte que se refere aos elogios estaria descartada.
No entanto, o público apreciador das cantorias não concordou. Desde a primeira edição, que ocorreu em Genezaré, a bandeja entrou em cena. Até porque, são os elogios a parte cômica da cantoria, alegam os fãs da viola.
 Na edição de sexta-feira passada, no Sítio Lagoa de São José, o sucesso do Projeto se repetiu. A cantoria teve como palco a Quadra da Capela de São José, naquela comunidade serrana, cedida gentilmente pelos encarregados. Para o espetáculo foram contratados os cantadores  Cecí do Assaré que se apresentou ao lado de Zé Francisco de Juazeiro do Norte e a dupla composta por  Sergio Batista, aqui de Assaré e Expedito Pinheiro, de Várzea Alegre.

Ainda sobre o projeto, esclarece Vavá Gois: “Quando montamos o projeto, algumas pessoas duvidavam de que ele fizesse  sucesso, porque poderia não ser aceito pela juventude. Resultado: temos um recorde de público de todas as idades. E o maior é composto por jovens. Isso prova que a cultura não morre, ela mora dentro de cada um de nós. Precisa apenas despertá-la para que ela renasça novinha em folha”.


Como eterno apreciador das cantorias, o prefeito Evanderto Almeida não perde um evento. Além do prefeito, compareceram ao evento os vereadores Anísio David, Lanlan de Alexandre e também o Secretário de Governo Francisco Paulo. 

FONTE: 



























Share:

Nenhum comentário:

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

MOB TELECOM

MOB TELECOM
TURBINE SUA CONEXÃO

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA
ARATCAEJO PAGUE MENOS BARBALHA

LEVE PARA SEU EVENTO

LEVE PARA SEU EVENTO
CONTATOS PARA SHOWS:(81) 9.9929-8456 / (88) 9.9925-3344

RC ÓTICA

RC ÓTICA
16 Anos com Responsabilida e Qualidade Cuidando dos Seus Olhos.

EMPÓRIO DO AÇAÍ

EMPÓRIO DO AÇAÍ
PRODUTOS NATURAIS

APP MINHA MOB

ÓTICA SAN VALLENTIN

ÓTICA SAN VALLENTIN
Aqui você enxerga a diferença

Redes Socias

Twitter Google Plus Email Twitter Facebook Instagram email Email

Players da Rádio Quixabeira FM

Curta nossa Página do Facebook

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net