Exigências Falta de liberações ambientais atrasam obras do Estádio do Galo

Um grande sonho do torcedor do Atlético-MG está se tornando um pequeno pesadelo. A construção do seu estádio, a Arena MRV, estava com previsão de início das obras para este mês de agosto, quase um ano após o Conselho Deliberativo do clube aprovar o erguimento do estádio atleticano no bairro Califórnia, região noroeste de Belo Horizonte.

Porém, nenhum homem está no canteiro de obras assentando um tijolo sequer. O motivo: falta de licenças e documentações de liberação da prefeitura. O Galo precisa conseguir liberações da Secretária do Meio Ambiente, que constatou 53 pendências no projeto do estádio. A direção do clube solicitou uma adequação do projeto para ser entregue na sexta-feira, 24 de agosto.

A complicação do processo é que além da Secretaria de Meio Ambiente aceitar o projeto, ele é submetido ao Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) - formado por conselheiros da sociedade civil e representantes do poder público municipal que deliberam sobre a liberação(ou não) da concessão e da licença prévia. Só com esse parecer, as obras podem iniciar. .

O grande problema apontado pela secretaria é o local do futuro estádio.O terreno é uma área com três Áreas de Proteção Permanente (APPs): duas nascentes e um leito do córrego.

Sem adaptar-se às exigências municipais, nada de obras. O projeto do Atlético-MG indica a preservação das duas nascentes e do córrego, que deverá ser canalizado. Aí, entra outro problema para o projeto do estádio. A canalização do córrego só será autorizada caso o Instituto Mineiro de Águas (Igam) autorize. Sem o "ok" do Igam, o processo fica todo travado e nem a Secretária do Meio Ambiente poderia liberar a construção.

O Atlético precisa mandar o projeto e a documentação pedida para órgãos municipais e estaduais como o Igam e o Instituto Estadual de Florestas (IEF), pois o Galo Mineiro tem um terceiro problema. O local do futuro estádio possui um bioma de Mata Atlântica e só o IEF pode liberar o desmatamento. .

Em nota, o Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) informou que há uma documentação sendo avaliada, mas o início da liberação dos trabalhos dependerá de relatórios do Igam e posteriormente do IEF.

O Galo comunicou informou que toda a documentação será entregue no momento adequado aos órgãos competentes. Enquanto o imbróglio persiste, o sonho de ver o torcedor atleticano em seu estádio, previsto para 2020, pode demorar mais um pouco. 

Terra


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Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

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