HRN imuniza pacientes crônicos contra infecções respiratórias graves

HRN imuniza pacientes crônicos contra infecções respiratórias graves

19 DE FEVEREIRO DE 2019 - 12:26 # # #

Hospital Regional Norte - Assessoria de Comunicação
A partir desta terça-feira, 19, o Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, do Governo do Ceará, passa a disponibilizar o Palivizumabe. O medicamento é indicado para aumentar a proteção de crianças com doenças crônicas contra a infecção pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR). O Hospital é o primeiro do Sistema Único de Saúde (SUS) no interior do Ceará a contar com a medicação.
O HRN torna-se Polo de Aplicação do Palivizumabe para a macrorregião Norte. Serão atendidos bebês prematuros nascidos com menos de 29 semanas e menores de um ano de idade ou crianças de até dois anos com doença pulmonar crônica ou cardíaca congênita com repercussão hemodinâmica. Esse é o grupo prioritário conforme protocolo do Ministério da Saúde.
A indicação do medicamento deve ser feita pelo médico que acompanha a criança. “Esperamos ter um número menor de crianças que precisem ser internadas com infecções respiratórias”, ressalta a coordenadora da Neonatologia do HRN, a enfermeira Maria Cristiane Soares de Lemos.
Prevenção
A infecção por VSR pode afetar os pulmões e os brônquios. Na maior parte dos casos, esse vírus é responsável pelo aparecimento de bronquiolite aguda (inflamação dos bronquíolos) e pneumonia, especialmente em bebês prematuros, no primeiro ano de vida.
Cuidados básicos com a higiene, manter a amamentação, ficar longe de fumaça de cigarro e evitar locais fechados e contato com pessoas gripadas são importantes para prevenir infecções respiratórias em crianças. O vírus sincicial respiratório é uma das principais causas dessas infecções.
Já em crianças prematuras, com doença pulmonar crônica ou cardíaca congênita, o vírus sincicial respiratório pode tornar os casos mais graves. Algumas dessas crianças necessitam de hospitalização. Outras, de cuidados intensivos. Para esses pacientes que estão em maior risco de doença grave causada pelo VSR, o palivizumabe é um anticorpo que pode reduzir as chances de infecção.
Acessibilidade
Uma das crianças que será beneficiada com a aplicação do medicamento em Sobral é o João Miguel Jorge Aguiar, de 10 meses. Ele tem uma doença congênita nos pulmões. João nasceu em uma maternidade em Graça, a 76 km de distância de Sobral. O bebê teve pneumonia com poucos dias de nascido, precisou fazer um procedimento cirúrgico em um dos pulmões e foi socorrido para o HRN.
Com a fragilidade respiratória, a criança tornou-se, por orientação médica, usuário de palivizumabe desde os primeiros meses de vida e precisava enfrentar uma viagem de quase 10 horas a Fortaleza para a aplicação.
O pai da criança, o agricultor Elson Aguiar, 35, comemorou a chegada da medicação a Sobral. “As viagens a Fortaleza são muito caras. Fiquei muito feliz quando soube que agora meu filho poderá receber a aplicação em Sobral”, lembra. De acordo com ele, o anticorpo de fato consegue proteger seu filho de doenças. “Só trouxe saúde para ele. Ele melhorou do cansaço que tinha, nem resfriado ele pega. Eu acho que essa vacina tem sido uma salvação para o meu bebê”, completa.
Documentação necessária
Os pais e/ ou responsáveis pelas crianças com indicação de palivizumabe receberão o encaminhamento do médico e serão orientados pelas secretarias de saúde municipais sobre o acesso ao serviço no Hospital Regional Norte.
A documentação necessária que deve ser apresentada mensalmente na recepção do Hospital é o cartão SUS (cópia), comprovante de residência (cópia), certidão de nascimento (cópia), CPF da mãe (cópia), RG da mãe (cópia), relatório de alta (2 cópias), relatório médico (2 cópias), receita médica do palivizumabe (2 cópias) e solicitação do palivizumabe (2 cópias).
Informações
Neonatologia do HRN
(88) 3677-9300
Share:

Nenhum comentário:

Ouça no Rádios Net

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Arquivo do blog