Festa de Patativa: por conta do Carnaval programação sofre modificações.




Mesmo sendo um fato raro, este ano, o Carnaval e o Dia da Cultura Assareense se encontram na mesma data: 5 de março. Enquanto milhares de municípios brasileiros se entregam à folia momina, no Assaré, o dia 5 de março é reservado para comemorar o aniversário de nascimento do imortal poeta Patativa do Assaré.


Em anos anteriores a programação para lembrar a ilustre personalidade, que recebe a denominação de “Patativa do Assaré em Arte e Cultura” durava de 3 a 5 dias, com atividades culturais ininterruptas, ocorrendo nas escolas, nas ruas, nos distritos, no Auditório do Memorial do poeta e na Praça da Matriz. Ao se advertir para esta situação atípica, a Gestão municipal, através da sua Secretaria de Cultura, identificou inúmeros obstáculos, para realizar o evento em 2019, no formato desejado. Observou que em função do recesso carnavalesco, não contará com os principais colaboradores, o que impossibilitaria a execução de uma programação arrojada. “A complicação maior começa em casa, porque os professores e outros serventuários do Município que participam diretamente do evento, costumeiramente não trabalham neste período. A maioria viaja para visitar familiares, fazer compras em outras cidades ou se refugiar em algum sítio. Então, tudo se complica. Até mesmo a SECULT do Estado, nossa principal parceira, encontra o mesmo obstáculo. E o SESC, outro importante colaborador, encontra também a mesma dificuldade”, justificou o prefeito Evanderto Almeida.


O Secretário Municipal de Cultura, Vavá Gois, afirma que, a programação do dia 5, não será adiada por hipótese alguma. “A solução foi fragmentar a programação, de forma que todas as instituições que participam anualmente não deixem de realizar os seus eventos. Este ano o projeto “Patativa do Assaré em Arte e Cultura” chega a sua 15ª edição e o poeta, 110 anos. Será um ano muito significativo e com uma programação que agradará a todos,” garante.




Programação do XV Assaré em Arte e Cultura para o dia 5 de março.
5:00 - Salva de Fogos na Praça da Igreja Matriz.
6:30 – Encontro de Bandas de Música.
8:00 – Abertura Oficial no Auditório Memorial Patativa do Assaré. - Lançamento do Livro “Histórias do Assaré” do Professor Crispim. - Entrega do Título de Mestres da Cultura Assareense ao Professor Crispim, Dorge Vaqueiro e Seu Elizeu.
13:00 – Tarde de Lançamentos de Cordéis com o kit de 10 cordéis. Autorias de: Professora Renata, Paulo Soares, Ceci do Amaro, Professor Luisão, José Lopes, Miceno Pereira, Mané do Cego, Patativa do Assaré (In Memória), Poeta Daniel, Francy Freire. (Auditório Memorial)
16:00 – Lançamento Filme “A Muié Que Eu Mais Amei” – Escola de Saberes Ave Poesia. (Auditório Memorial)
17:00 – Missa em Ação de Graças (Igreja Matriz);
18:30 – Abertura da Exposição “Violas” – pelo Poeta Daniel. (Memorial Patativa do Assaré)
21:00 – Show artístico com as Bandas Caninana do Forró, Flávio Leandro, Hélio Rodrigues e Cesar Júnior. (Calçadão Público)


Enquanto isso, durante o mês de março, escolas, entidades culturais e projetos sociais homenagearão o poeta, com programações desenvolvidas em suas sedes, a saber:


01 de março de 2019 – às 8 horas. A Escola Moacir Mota realizará o X Café Literário. Anualmente uma personalidade cultural é homenageada. A Escola Estadual Moacir Mota funciona na sede do Município. O Café Literário tem como foco o poeta Patativa do Assaré.


08 de março de 2019, a partir das 7:30 h será levado a efeito o “Projeto Inspiração Nordestina” na Escola Maria Isabel.


11 de março de 2019 – Projeto “Aqui Tem Coisa” na Escola Batistina Braga com participação do Projetos Sociais e Culturais de Assaré e do Instituto O Canto do Patativa às 7:30 horas.


29 de março de 2019 – Projeto EXPOARTE na Escola Antonio Ângelo na Serra de Santana às 7:30 horas.


A SECULT CEARÁ e Governo do Estado do Ceará durante o mês de março estarão agendando o dia da entrega oficial da Comenda Patativa do Assaré na nossa cidade.


Share:

Nenhum comentário:

Cuidar das Pessoas

Cuidar das Pessoas
Avançar o Ceará

Cuidar das pessoas, avançar o Ceará!

VALE GÁS SOCIAL

VALE GÁS SOCIAL
PROJETO MAIS FUTURO ASSARÉ

ASSARÉ TEM

ASSARÉ TEM
ANTENA DIGITAL

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA

Cadastro de carteirinha para Crianças comTEA
Cadastros das Carteirinhas CIPTEA

Ouça a Rádio Quixabeira Ao vivo

Clique na Imagem e Ouça a Rádio Quixabeira

Curta nossa Página do Facebook

PROGRESSO

PROGRESSO
Utilidades Domesticas Lrda

MAX DIGITAL

MAX DIGITAL
TUDO DE INFORMATICA / SMART PHONES / ELETRÔNICOS

STUDIO ARLETE OLIVEIRA

STUDIO ARLETE OLIVEIRA
FISIOTERAPEUTA

SEM LIMITE TELECOM

SEM LIMITE TELECOM
A MELHOR INTERNET DA REGIÃO

Semana do Bebê

Semana do Bebê
MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA

BIOGRAFIA DE CICERO FERREIRA
Cícero Ferreira Lima, filho de Raimundo Nonato e Telma Ferreira, nasceu no dia 06 de Julho de 1970. E casado com Vanusa Alcântara e pai de Bruno Ferreira, músico profissional e acadêmico de odontologia. Cicero foi criado na região central da cidade, pois sua mãe, era dona de um restaurante no Mercado Central, onde trabalhava diariamente a onde acolhia os filhos quando voltavam da escola. Cícero, desde criança, gostava do Mercado onde fazia suas piruetas, mas por ser muito curioso, aproveitava a maior parte do tempo observando e até manuseando os novos aparelhos eletrônicos que apareciam, trazidas por camelôs ou pelas lojas de eletrodoméstico. Iniciou no ramo ligado a tecnologia fazendo gravações e reproduções em fitas K7 das músicas que faziam sucesso em discos ou pelas bandas musicais, que ele gravava ao vivo nas festas que acontecidas na cidade. Com o aparecimento das antenas parabólicas tronou-se um especialista na montagem daqueles equipamentos, montando este equipamento nas residências de vários municípios da região. No entanto, ao tomar intimidade com uma câmera fotográfica, sentiu que levava jeito para retratar profissionalmente todos os objetivos para onde direcionasse a objetiva. Neste mesmo período, nos anos de 1990, surgiram no mercado as famosas câmeras videocassete. Desta época em diante, muda de fotógrafo para cinegrafista, fazendo cursos por correspondência para melhor manusear aquele equipamento. Ao adquirir os equipamentos, passou a viver exclusivamente desta arte. Mas, além das filmagens que fazia por encomendas, (casamentos, aniversários, batizados etc.) Cícero passou a filmar para arquivo pessoal e hoje históricos, o Assaré com suas riquezas. No seu arquivo pessoal guarda imagens das festas populares na cidade e na zona rural, competições esportivas, vaquejadas, artistas populares no meio da feira, momentos religiosos e tantas outras manifestações do povo. Querendo um canal para veicular o seu trabalho, fundou com João Varjota a TV Assaré Online. Desfeita a socieda, criou a TV Quixabeira do Assaré, um meio de comunicação que coleciona uma larga audiência, diante da sua legião de ouvintes. Cuidadoso com a sua profissão, Cícero Ferreira adquire constantemente novos equipamentos de filmagem a edição para dá maior qualidade ao seu trabalho. Suas câmeras são todas profissionais. Membro de uma família musical, Cícero é músico profissional. Toca trombone e por muitos anos fez parte da Banda Manuel de Benta de Assaré.

Players e Redes Socias

Twitter Twitter Facebook Instagram Email

O LEITE VOLTOU

O LEITE VOLTOU
Programa PAB

PROGRAMA PAB LEITE

PROGRAMA PAB  LEITE
PROGRAMA PAB LEITE

CONFERÊNCIAS LIVRES DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

CULMINÂNCIA DO MÊS ALUSIVO À PRIMEIRA INFÂNCIA

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL

SECRETARIA DO TRABALHO E ASSISTÊNCIA SOCIAL
MÊS ALUSIVO A PRIMEIRA INFÂNCIA

JÉSSICA LEITE

JÉSSICA LEITE
ADVOCACIA & ASSESSORIA

mset digital

mset digital
(88) 99298-8747

CANINANA

CANINANA
conferida no nosso novo CD!!

OS MELHORES PRODUTOS PARA SUA CONSTRUÇÃO

TOTAL DE VISUALIZAÇÕES DO SITE

Ouça no Rádios Net

Arquivo do blog